Economia

Um verão de oportunidades: estão abertas as candidaturas para o programa de imersão de jovens no mercado de trabalho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_reportagem_comercio_medidas_covid_07.jpg

Filipa Brito / Arquivo

Já está a decorrer o período de candidaturas ao Programa Municipal de Imersão em Mercado de Trabalho – “Summer opPORTOnities”, que vai proporcionar a jovens com idades entre os 16 e os 21 anos um primeiro contacto com a realidade laboral.

Esta iniciativa do Município do Porto, aprovada recentemente em reunião de Executivo, permitirá a realização de estágios de verão em empresas sediadas no Porto. O objetivo é dar aos jovens a oportunidade de desenvolver, em contexto profissional, competências que os tornem mais aptos para integrar o mercado de trabalho no futuro.

O programa irá decorrer entre os meses de junho a setembro e os jovens selecionados para o “Summer opPORTOnities” vão receber uma bolsa de estágio cujo valor está associado ao nível de qualificação de que sejam detentores à data da candidatura. Está igualmente incluído subsídio de alimentação, seguro de acidentes de trabalho e despesas de transporte.

Os destinatários são jovens estudantes ou residentes na cidade do Porto e com idades compreendidas entre os 16 e os 21 anos. Os estágios vão decorrer entre junho e setembro, com a duração mínima de um mês e máxima de dois meses.

As empresas associadas – e necessariamente sediadas no Porto – terão a possibilidade de identificar precocemente talento nas respetivas áreas. Caber-lhes-á desenvolver um processo de mentoria aos jovens estagiários, sendo que os poderão sinalizar para, futuramente, aumentar a sua base de recrutamento.

As candidaturas, tanto para os jovens interessados como para as empresas, devem ser feitas através de formulário online: para os jovens e para as empresas.

Para esclarecimentos adicionais está disponível o correio eletrónico cidadedasprofissoes@cm-porto.pt ou o telefone 223 392 360.