Sociedade

Um total de 138 montras de Natal estão a concurso este ano

  • Notícia

    Notícia

#fib_7_Casa_dos_Forros.jpg

Busilis / Menção Honrosa (2018)

Filipa Brito

O Concurso de Montras de Natal 2020 registou perto de 150 candidaturas de estabelecimentos comerciais da cidade. A avaliação das montras a concurso está a decorrer até ao dia 17 de dezembro.

Apesar de ter recebido a inscrição de um total de 145 montras, o júri do Concurso de Montras de Natal aceitou a participação de 138, uma vez que sete das candidaturas foram rejeitadas ou canceladas pelos proprietários.

A avaliação das montras a concurso teve início no dia 5 de dezembro e vai decorrer até ao dia 17 de dezembro, com base nos seguintes critérios: originalidade e criatividade; integração do produto da loja no comércio; cores, materiais utilizados e iluminação; estética do conjunto (harmonia da imagem).

O Município do Porto atribuirá aos três primeiros concorrentes, que apresentarem as melhores montras de Natal, prémios monetários no valor de 2.250, 1.750 e 1.250 euros, respetivamente, além de troféus, podendo ainda ser atribuídas Menções Honrosas do 4.º ao 10.º lugar.

Esta edição do Concurso de Montras de Natal prevê ainda a atribuição simbólica do título “Montra Amiga do Ambiente”, contemplando a proposta que integrar princípios ambientais, nomeadamente o compromisso com a proteção do ambiente, incluindo a prevenção da poluição e o uso sustentável de recursos.

Com o objetivo de dinamizar o comércio da cidade e incentivar as compras de Natal nos estabelecimentos de rua, mais próximos e tradicionais, o Município do Porto vai entregar 162.500 vales aos comerciantes da cidade, que concederão descontos aos clientes nas suas compras.

Paralelamente, haverá isenção nas taxas de estacionamento, por 120 minutos, em quatro parques municipais: Trindade, Silo Auto, Duque de Loulé e Alfândega, a conceder mediante a apresentação de tickets que serão distribuídos pela Associação dos Comerciantes do Porto, em articulação com a autarquia, aos comerciantes da Baixa.