Urbanismo

Um "Porto de Arquitetura" para dar a conhecer edifícios icónicos da cidade

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

A Câmara Municipal do Porto e a Casa da Arquitectura vão promover, entre fevereiro e julho, um ciclo de visitas, gratuitas e abertas ao público, a oito edifícios representativos da mais recente arquitetura contemporânea portuense.

Terminal Intermodal, sede da GO Porto e Porto Ambiente, Escola Secundária Alexandre Herculano são alguns dos locais integrados na primeira edição desta iniciativa, que pretende colocar arquitetos e portuenses a debaterem questões transversais à sociedade.

"Grande parte do caráter, da personalidade do Porto tem muito que ver com esta relação específica que se foi construindo entre a cidade e a arquitetura", sublinhou o vereador do Urbanismo e Espaço Público, durante a apresentação da iniciativa, que decorreu, esta quarta-feira, no Batalha Centro de Cinema.

"O Porto é reconhecidamente uma cidade de arquitetos, sempre foi. Tem uma escola famosa, a sorte de ter um conjunto muito alargado de profissionais, nacionais e estrangeiros, de excelência mundial, a trabalhar aqui", acrescentou Pedro Baganha, para quem "a qualidade daquilo que se vai construindo na cidade é muito mais responsabilidade dos autores dos projetos do que propriamente de quem os aprova", mostrando pelos bons exemplos e práticas "o que de bom se vai fazendo no Porto, contaminando todos os outros projetos".

Debater a cidade com a cidade

Valorizar um conjunto de obras de arquitetura recente, que não estavam a ter a visibilidade que merecem, é um dos propósitos do "Porto de Arquitetura". "Trata-se de debater a cidade com a cidade. Ou seja, apresentar o que de mais novo se produziu no Porto, conhecido internacionalmente pela sua boa arquitetura", frisou o diretor da Casa da Arquitectura.

Oito edifícios, outras tantas visitas e conversas "sobre um conjunto de temas transversais na sociedade. Por exemplo, como a cultura pode ajudar à reabilitação ou ser o motor de transformação da cidade ou debater as questões da sustentabilidade na arquitetura", acrescentou Nuno Sampaio.

Cada visita vai proporcionar uma conversa com os arquitetos responsáveis pela obra, bem como com outras personalidades ligadas aos espaços, permitindo conhecer, de forma privilegiada, o processo de conceção, construção e recuperação dos espaços.

Veja aqui toda a programação do "Porto de Arquitetura" e os oito edifícios selecionados – desde a habitação até a infraestruturas, passando por edifícios destinados ao ensino, cultura, turismo e serviços municipais.