Cultura

Um pastor de plantas e um homem fascinado por pirilampos andam a deambular pela Feira do Livro

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_feira_do_livro_dia28_72.jpg

Porto.

Se no meio da Feira do Livro do Porto encontrar, nos próximos dias, um pastor de plantas que guia dois espíritos pelos jardins do mundo, pequenos bancos com auscultadores para ouvir o que várias marionetas têm a dizer ou um homem fascinado por pirilampos, descanse, não está no sítio errado. Os espetáculos de exterior na Feira do Livro serão uma constante ao longos das próximas semanas.

Um programa de espetáculos e pequenas apresentações no recinto da Feira do Livro do Porto foi pensado para toda a família, com a envolvência e participação de todos. Assim, todos os fins de semana, são vários os espetáculos que acontecerão em diferentes locais, com um único propósito: contribuir para a cada vez maior diversidade de programação do certame livreiro da cidade.

Marionetas ao domingo

Neste domingo, dia 29, a partir das 16 horas (durante duas horas, e com repetição nos dias 5 de 12 de setembro), a Trupe Fandanga convida toda a família para, à vez, embarcarem num pequeno ritual simples: sentar nos bancos de madeira colocados no Terreiro do Lago, colocarem os auscultadores, olharem para uma caixa ambulante que pode estar em qualquer sítio e perceber o que as marionetas nos têm para contar. “Onirotóptero” vai mesmo surpreender.

Logo depois, pelas 18 horas, o Teatro e Marionetas de Mandrágora apresenta, no Largo dos Cavalinhos, o espetáculo “O Guardião dos Vagavolumes”. Um homem que habita a cidade e é fascinado pelo brilho dos pirilampos, procura ajudar-nos a encontrar o nosso guardião interior, lutando contra a extinção de frágeis criaturas, como o pirilampo.

Já no domingo, 5 de setembro, também a partir das 18 horas, a Companhia Nuvem Voadora traz “Talvez” à Avenida das Tílias. “Talvez” é mais que um espetáculo de circo contemporâneo, são momentos de improviso – e imprevistos -, onde tudo pode acontecer.

Pastores de plantas e jardins arranjados preenchem os sábados

Para os sábados de 4 e 11 de setembro, a companhia Seistopeia promove um encontro (e um passeio) com um pastor de plantas que guia dois espíritos da terra pelos jardins do mundo, pelas 15 horas. A partir de “O Guardador de Rebanhos”, de Alberto Caeiro (heterónimo de Fernando Pessoa), este projeto itinerante “Entes da Terra” utiliza música ao vivo, teatro físico e interação com o público presente – elemento fundamental neste passeio cheio de magia.

Também no sábado, dia 11, a partir das 15 horas, o coletivo Os Arranjadores convida para um concerto na Concha Acústica. “Jardins Arranjados” são curtos momentos musicais com a utilização de instrumentos que ganharam novas vidas, depois de, antes, terem conhecido outras vidas. Como se constrói um instrumento e como ele soa, são as perguntas que podem ver respondidas.

Todos os espetáculos são de acesso livre, mediante a lotação do espaço.

A programação de animação de espaço público (e restantes atividades) está disponível na página da Feira do Livro.