Ambiente

Um Parque não é um Jardim em debate esta terça-feira no Porto Innovation Hub

Filipa Brito

O Porto Innovation Hub promove esta terça-feira, às 18 horas, mais um debate aberto ao público, integrado na segunda série do programa "A inovação na transformação da cidade", iniciado em dezembro passado. 

"Um Parque não é um jardim" é o tema que servirá de mote a esta conversa, que terá como oradores convidados o geógrafo Álvaro Domingues, doutorado em Geografia Humana e professor associado da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), e o paisagista Paulo Farinha Marques, doutorado em Arquitetura Paisagista e professor associado na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto.

O contraponto entre o jardim como espaço doméstico, separado do mundo, e o parque entendido como espaço livre e partilhado, constituirá, decerto, um excelente ponto de partida para o debate desta terça-feira, que terá moderação de Sidónio Pardal, urbanista, arquiteto paisagista e engenheiro agrónomo, doutorado com agregação em Planeamento do Território. Investigador e professor na Universidade de Lisboa.

É autor de obras como o "Parque da Cidade do Porto", distinguido pela Ordem dos Engenheiros, em 2001, como uma das "100 Obras de Engenharia Civil do Século XX - Portugal". 

A sessão será precedida de uma visita orientada pelo próprio Sidónio Pardal à exposição "O Parque da Cidade", a partir das 16,30 horas. Patente no Porto Innovation Hub até ao próximo sábado, dia 4 de fevereiro, a exposição apresenta esta obra de arte da arquitetura paisagista portuguesa, com forte impacto na cidade e na sua dinâmica. 

Para além de um historial do Parque da Cidade, desde o seu início, a exposição inclui uma maqueta com a projeção evolutiva do parque ao longo das últimas décadas, livros de referência da arquitetura paisagista nacional e internacional, reportagens dos utentes habituais do parque, bem como um filme projetado no espaço interativo.

De realçar, igualmente, no âmbito das atividades "Fora de Portas", a visita guiada ao Parque da Cidade no próximo sábado, 4 de fevereiro, às 11 horas, também com a orientação de Sidónio Pardal. Neste mesmo dia, entre as 10 e as 12 horas, o auditório do Porto Innovation Hub acolhe a Sessão Aberta "Ambiente em família", ao longo da qual será abordado, com orientação de Joana Simões, a forma como compras inteligentes e gestos simples podem fazer poupar e ao mesmo tempo proteger o ambiente nas nossas opções e comportamentos de consumo.