Cultura

“Um Objeto e seus Discursos” regressa com novos encontros aos sábados à tarde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_casa_oficina_antonio_carneiro_01.JPG

DR

O projeto "Um Objeto e seus Discursos" regressa à agenda da cidade já neste sábado, 18 de março, para dar destaque aos patrimónios da constelação de espaços.

A Casa-Oficina de António Carneiro será, às 18h00, palco e protagonista do arranque do novo ciclo deste projeto municipal.

Numa sessão que contará com a abertura do vereador do Urbanismo, Espaço Público e Habitação, Pedro Baganha, será levantado o véu sobre a obra de reabilitação, em fase de conclusão, da icónica casa e ateliê do pintor simbolista António Carneiro, mandada construir pelo próprio nos anos 20 do século passado.

História e arquitetura, a cidade e as artes, marcam a conversa de abertura do ciclo, protagonizada pela diretora regional de Cultura do Norte, Laura Castro, e pelo arquiteto responsável pelo projeto de reabilitação do espaço, Camilo Rebelo, com moderação de Jorge Sobrado.

Com periodicidade quinzenal, “Um Objeto e seus Discursos” propõe o contacto com lugares, obras de arte, documentos históricos ou arquiteturas do Porto, contando com a mediação de especialistas, responsáveis do município ou personalidades de diferentes quadrantes e sensibilidades. As sessões vão distribuir-se por diferentes espaços da cidade.

A 25 de março, e a título excecional, a segunda sessão do novo ciclo de aborda a história da “Degolada”, uma peça em ouro do sistema monetário em prática durante a Guerra Civil, que terminou a 23 de setembro de 1834. Cunhada em 1833, destaca-se pela raridade e ficou conhecida com este nome por apresentar no anverso a cabeça da rainha sem busto.

Às 18h00, a Casa do Infante acolherá a conversa entre o presidente da Sociedade Portuguesa de Numismática, Rui Centeno, e a professora e investigadora do CITCEM (Centro de Investigação Transdisciplinar Cultura, Espaço e Memória), Conceição Meireles. A moderação estará a cargo do arqueólogo Filipe Teixeira.

As sessões do programa têm entrada gratuita, sujeita à lotação dos espaços, mediante inscrição prévia, disponível no site do Museu do Porto.