Cultura

Um Objeto e seus Discursos dá prioridade aos museus

  • Notícia

    Notícia

Filipa Brito

O ciclo cultural Um Objeto e seus Discursos por Semana está de volta para mais uma temporada, já a partir de 9 de março, e propõe desta vez um ano inteiro dedicado a conversas sobre os museus da cidade.

O novo calendário é composto por 31 sessões que irão focar outros tantos equipamentos, municipais ou não, que representam uma vertente do que de mais importante a cidade tem para a preservação e divulgação da sua História e da sua identidade.

Esse é, de resto, o próprio objetivo deste ciclo municipal, que entra na sexta edição já com um substancial lastro de divulgação do património material e imaterial do Porto, tendo-se tornado uma rotina cultural da cidade.

Com uma abordagem descontraída, embora rigorosa, o calendário começa no renovado Museu Romântico da Quinta da Macieirinha e, até 14 de dezembro, percorrerá exclusivamente museus. Núcleos e coleções de arte e ciência, mais ou menos conhecidos, formulam assim convite à redescoberta dos seus segredos, ao debate de objetos museológicos e simultaneamente ideias, valores e sabores, cruzando convidados dos quadrantes sociais e dos saberes mais diversos - da engenharia à fotografia, passando pela escultura, pela saúde ou pela fé.

Conheça o novo calendário de Um Objeto e seus Discursos por Semana.