Habitação

Um Gestor, uma História: Domus Social lança série documental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Domus Social, empresa de Habitação e Manutenção do Município do Porto, lançou o primeiro episódio do projeto "Um Gestor, Uma História". Uma série de minidocumentários que partilha as histórias de vida, peripécias e desabafos dos Gestores de Entrada do parque de habitação pública do Porto.

O projeto surge no contexto do ConDomus, programa implementado, em 2008, pela empresa municipal, que visa estimular o envolvimento dos inquilinos nos processos de gestão dos espaços comuns dos prédios municipais à semelhança do que acontece nos tradicionais condomínios.

O projeto lança, assim, um olhar sobre os bairros municipais do Porto, as pessoas que lá vivem e qual a perceção delas sobre a importância e utilidade deste projeto. Ao mesmo tempo, são retratadas as histórias e vivências, algumas mais marcantes, outras mais caricatas, do dia-a-dia dos protagonistas.

Cada episódio é uma janela aberta para um dos bairros da cidade onde, quem assiste, é recebido de braços abertos. Bairrismo, espírito (e sotaque) tripeiro são uma presença incontornável.

A série "Um gestor, uma história" pretende, desta forma, homenagear a figura central do projeto ConDomus, o Gestor, não só pela proximidade que é promovida entre este e os técnicos da equipa Domus Social, mas também pelo papel decisivo que representa nas dinâmicas e vivências entre os moradores de cada bloco.

Atualmente, a Domus Social gere 50 bairros, compostos por cerca de 13 mil fogos, onde residem mais de 30 mil pessoas. Até à data, o ConDomus já foi implementado em 964 entradas, de 44 conjuntos de habitação municipal.