Cultura

Um arquivo de vozes vivas (e em várias línguas) em data única no Campo Alegre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A quatro de fevereiro a Encyclopédie de la Parole, projeto artístico do qual faz parte o artista francês Joris Lacoste, apresenta, no Teatro Campo Alegre, o espetáculo “Suite n.º4”, o último capítulo da sua série de suítes.

Para este trabalho, e ao contrário dos trabalhos anteriores, ouvir-se-ão diretamente as vozes humanas da coleção de sons gravada pela Encyclopédie de la Parole.

Neste caso não serão intérpretes a dar vida a vozes arquivadas, mas sim os próprios falantes que regressam do passado para falar com as suas vozes, tons e respiração únicos.

Este trabalho, apresentado no arranque do mês de fevereiro, parte de um arquivo construído ao longo de 15 anos pelo coletivo sediado em Paris.

Conta com mais de um milhar de gravações, que incluem excertos de leituras, instruções, histórias e discursos em várias línguas, tais como espanhol, francês, alemão, russo, malaio, sueco, japonês e grego, entre outros.

Desde a sua criação, em 2007, o coletivo reúne e cataloga estas gravações de acordo com fatores como o timbre, a intensidade, a dinâmica e o ritmo, e está disponível em encyclopediedelaparole.org/fr.

Este espetáculo conta com música ao vivo de Pierre-Yves Macé e Sébastien Roux, interpretada pelo Ensemble Ictus, um grupo de música contemporânea de Bruxelas.

O espetáculo será apresentado no sábado, 4 de fevereiro, às 19h30, no Teatro Campo Alegre, e os bilhetes estão à venda no Teatro Municipal do Porto e na Bilheteira Online.