Sociedade

Últimos preparativos para uma Queima das Fitas que se pretende “memorável”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Está quase a começar a 100.ª edição da festa dos estudantes da academia do Porto. De 1 a 7 de maio, o palco das celebrações será o Queimódromo, onde decorriam os últimos preparativos para garantir que a Queima das Fitas ficará na memória de todos os que nela vão participar.

Prestes a cumprir-se a 100.ª edição da Queima das Fitas do Porto, já começa a pensar-se nos próximos 100 anos da festa dos estudantes da academia do Porto: a celebração que vai decorrer de 1 a 7 de maio será marcada pela felicidade do reencontro, após dois anos de interrupção devido à pandemia, e pelas preocupações ambientais e de sustentabilidade.

Sustentável, Memorável, Responsável, Segura. Estas quatro palavras dão o mote para a Queima das Fitas do Porto de 2022, uma festa que se pretende inovadora, segura e com consciência ambiental.

“Há um conjunto de medidas que já eram implementadas no recinto e foram aprofundadas. Que passam pela preocupação ambiental, para além do ruído, e muito a questão da segurança, da prevenção de riscos, e todo um conjunto de respostas presentes no recinto e mecanismos que atempadamente visam prevenir”, sublinhou a vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, após uma visita ao Queimódromo, na quinta-feira à tarde.

“Depois de dois anos, estávamos todos à espera deste regresso. Há um grande trabalho que vem sendo feito por várias entidades que estão envolvidas nesta festa: a Federação Académica do Porto, a Câmara do Porto, mas também com a colaboração do Município de Matosinhos. E um conjunto de entidades que hoje aqui marcaram presença, desde a Polícia de Segurança Pública, a nossa Polícia Municipal, a Proteção Civil, Cruz Vermelha, Direção-Geral da Saúde, e um conjunto de outras entidades, que há muito estão a trabalhar de forma organizada para que esta seja efetivamente uma semana de festa dos estudantes. É uma festa importante, com relevância económica e turística, para a cidade”, acrescentou Catarina Araújo.

A visita, na qual participaram também o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, a presidente do conselho de administração da STCP, Cristina Pimentel, e a comandante do Comando Metropolitano do Porto da PSP, a superintendente Paula Peneda, percorreu o Queimódromo, que nesta edição traz algumas novidades: o palco principal – por onde vão passar alguns dos maiores artistas nacionais – ficará orientado para o mar, de forma a atenuar o ruído para as pessoas que residem em redor do recinto.

“Há aqui um esforço da Federação Académica do Porto (FAP) e de toda a equipa de estudantes voluntários para trazer uma Queima com reforço das condições de segurança e do nosso compromisso ambiental. Não temos dúvidas que será memorável, porque tivemos aqui uma oportunidade de reconfigurar todo o espaço do Queimódromo para melhorar as condições de conforto e, acima de tudo, mitigar o impacto do ruído, promovendo uma boa convivência com a nossa vizinhança no Queimódromo”, realçou a presidente da FAP, Ana Gabriela Cabilhas.

A preocupação ambiental estará presente através de um conjunto de medidas, acrescentou a dirigente: “Desde logo com a utilização do copo de shot que passa a ser de cartão. Temos também o copo reutilizável, há um aproveitamento da água das chuvas para utilização no Queimódromo, e temos um reforço das casas de banho modulares, ao invés das químicas. Haverá também uma atividade pedagógica com as próprias barraquinhas, que sendo a alma e o coração da Queima, é importante que estejam conscientes da sua ação e responsabilidade. Temos um concurso da barraquinha mais amiga do ambiente.”

Ana Gabriela Cabilhas considerou ainda “muito gratificante” a confirmação da presença do Presidente da República na Queima das Fitas do Porto, num ato previsto para 7 de maio.

A semana académica arranca logo após a meia-noite de domingo e terá reforço do transporte público. O cortejo da Queima das Fitas realiza-se a partir das 14,01 horas de terça-feira, 3 de maio, e tornará necessários alguns condicionamentos de trânsito e estacionamento.