Cultura

Últimos dias para ver a história da mudança na cultura visual do Porto

  • Notícia

    Notícia

#fib_inaug_expo_Porto_by_Design_15.jpg

Filipa Brito

A exposição sobre as profundas mudanças introduzidas através do design gráfico na comunicação cultural da cidade chega ao fim neste domingo, no Palácio dos Correios.

Mais do que uma exposição de design, "Design by Porto, Porto by Design: 4 anos de design da Câmara do Porto" é uma explicação do que é hoje o design na cidade e do que é o Porto de hoje através do seu design.

Mupis, flyers, catálogos e outros suportes são alguns dos exemplos que podem ser admirados até ao dia 23 no antigo edifício dos CTT, mesmo junto aos Paços do Concelho.

Aí se demonstra o envolvimento de vários agentes criativos na transformação da comunicação visual do Município, que se inscreve no fenómeno iniciado com a criação da própria marca da cidade: "Porto.".

O fenómeno, recorde-se, ganhou dimensão internacional, deu origem à conquista de vários prémios e culminou com a realização inédita da cerimónia dos European Design Awards (EDA) no Porto, que trouxe à cidade alguns dos melhores criativos europeus, e a criação da Porto Design Biennale.

Como declarou o criativo grego Demetrios Fakinos, diretor dos EDA, "o Porto soube entender a importância do design".

É esse entendimento que se reflete na exposição "Design by Porto, Porto by Design: 4 anos de design da Câmara do Porto", até ao próximo domingo no 7.º piso do Palácio dos Correios, entre as 10 e as 18 horas, com entrada livre.