Sociedade

Últimos dias para ver a exposição infantil sobre o "Portugal Pequenino" de Raul Brandão

  • Notícia

    Notícia

Portugal_Pequenino.jpg

Encerra já nesta sexta-feira a exposição de trabalhos de crianças sobre a obra-prima da literatura infantil "Portugal Pequenino" assinada pelo escritor portuense.

Inserida nas comemorações dos 150 anos do nascimento de Raul Brandão, a exposição "Portugal Pequenino", patente na Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), adotou o nome do livro que o autor portuense escreveu em parceria com a mulher, Maria Angelina, com ilustrações de António Carneiro.

Esta mostra resulta de um trabalho realizado em várias escolas do Porto e por alunos de diferentes graus de ensino, ao longo do ano letivo. Além de leituras de "Portugal Pequenino", os jovens dedicaram-se a trabalhos de expressão escrita e plástica, os quais integram a exposição que está patente na BMAG até à próxima sexta-feira, entre as 10 e as 18 horas, e com acesso livre.

A exposição faz parte do programa com que a Câmara do Porto está a assinalar o aniversário do nascimento do escritor, no qual se incluiu já a reedição da versão castelhana de "Humus", apresentada na feira do Livro de Madrid, onde se realizou também uma sessão de homenagem a Raul Brandão.

Entretanto, o escritor é também profundamente retratado na grande exposição "Raul Brandão: 150 anos", que está dividida em dois polos na Biblioteca Pública Municipal do Porto e na Casa-Museu Guerra Junqueiro. Com curadoria do especialista brandoniano Vasco Rosa, aí se aborda a biografia de Brandão e a sua obra literária, além das vertentes de pintura e ilustração à ela ligadas.