Turismo

Último dia de votações para levar o Porto ao prémio de melhor destino europeu para escapadela urbana

  • Notícia

    Notícia

#mno_ribeira_noite.jpg

Miguel Nogueira

A cidade do Porto está na corrida para o prémio de melhor destino europeu para uma escapadela urbana. A votação nos chamados "Óscares" do Turismo termina hoje.

A pandemia alterou os planos da organização dos World Travel Awards, mas os galardões da 27.ª edição vão mesmo ser atribuídos numa cerimónia prevista para 2 de novembro. E o Porto pode bem vir a celebrar uma conquista: a cidade Invicta está nomeada na categoria de melhor destino europeu para uma escapadela urbana (city break).

O lote de 13 concorrentes do Porto a esta distinção inclui: Amesterdão (Holanda), Atenas (Grécia), Belfast (Irlanda do Norte), Berlim (Alemanha), Copenhaga (Dinamarca), Dublin (República da Irlanda), Genebra (Suíça), Lisboa (Portugal), Londres (Inglaterra), Paris (França), Roma (Itália), São Petersburgo (Rússia) e Veneza (Itália).

As votações decorrem até ao final desta quinta-feira, e estão disponíveis aqui.

Precisamente com o objetivo de promover a cidade junto de uma faixa alargada de potenciais turistas, a Câmara do Porto vai lançar, até final de 2022, um conjunto de 22 vídeos promocionais temáticos, que abordam aspetos diversificados como a riqueza cultural, social, arquitetónica, patrimonial e gastronómica da Invicta.

Os dois primeiros filmes, intitulados "Gastronomia e Vinhos" e "Artesanato", já podem ser visualizados.

Para além desta nomeação para a cidade do Porto, também a entidade regional Turismo do Porto e Norte de Portugal está na corrida por um prémio - neste caso, o de melhor escolha europeia na categoria de Destinos Património.

Estão também nomeadas nesta categoria: Barcelona (Espanha), Edimburgo (Escócia), Florença (Itália), Londres (Inglaterra), Moscovo (Rússia), Paris (França), Roma (Itália), São Petersburgo (Rússia), Veneza (Itália) e Viena (Áustria). Os interessados em votar podem fazê-lo aqui.