Mobilidade

Últimas alterações de trânsito na zona da Ribeira acontecem nesta 3.ª feira

  • Notícia

    Notícia

O conjunto de alterações que vem sendo aplicado para melhorar a circulação automóvel na zona da Ribeira chega ao fim nesta terça-feira, 30 de abril, com a entrada em vigor das últimas mudanças.

Assim, a Rua de Ferreira Borges inverte o atual sentido do trânsito, que passa a ser ascendente, e a Rua de Belomonte passa a ter um único sentido de trânsito de nascente para poente, no troço compreendido entre a Rua de Ferreira Borges e a Rua das Taipas (ou seja, a circulação automóvel faz-se da zona da Ribeira/Mouzinho em direção a São João Novo/Clérigos a partir de terça-feira).

Estas alterações, a par das que já foram implementadas com a inversão de sentido da Rua de São João e da permissão de viragem da Rua de Mouzinho da Silveira em direção ao Túnel da Ribeira, permitirão uma melhor organização de todos os percursos rodoviários e pedonais.

Por esta via, poderão separar-se os fluxos de ligação da cota baixa ribeirinha à zona da Cordoaria e dos Clérigos, através da Rua de Ferreira Borges, Rua de Belomonte e Rua das Taipas; e de ligação à zona dos Aliados e Sé, através das ruas de São João e de Mouzinho da Silveira.

A par destas alterações, é definitivamente cortado o trânsito a veículos não autorizados na via que atravessa o Largo de São Domingos, passando esta zona a responder mais eficientemente à grande afluência de peões.

Também os autocarros em serviço ocasional que pretendem aceder ao Centro Histórico podem fazê-lo à cota baixa servindo-se do Parque da Alfândega para estacionamento e ponto de embarque e desembarque de passageiros. Fica assim impedida a ligação por este tipo de veículos à cota alta através das ruas de Mouzinho da Silveira, de Ferreira Borges e de São João.

O objetivo destas alterações é conseguir que a convivência entre os vários modos de transporte e as pessoas que circulam a pé se faça de modo mais organizado, seguro e confortável para todos, mitigando a pressão exercida sobre a zona histórica da cidade.

Estas alterações serão monitorizadas pela Direção Municipal da Mobilidade e Transportes e pela Polícia Municipal, de modo a permitir que a adaptação às novas posturas de trânsito se faça o mais naturalmente possível.