Política

Última semana de recrutamento de agentes eleitorais para as presidenciais

  • Notícia

    Notícia

Miguel Nogueira

Está a decorrer o período de inscrições para a bolsa de agentes eleitorais das presidenciais. Até ao dia 30 de dezembro, os munícipes interessados em participar nas mesas de voto podem manifestar essa disponibilidade.

As eleições presidenciais vão realizar-se no dia 24 de janeiro de 2021. Os membros das mesas de voto têm direito a uma gratificação, nos termos da Lei n.º 22/99 (que regula a criação de bolsas de agentes eleitorais), no montante de 51,93 euros, isenta de tributação.

De acordo com o levantamento efetuado, estipulou-se o seguinte número de agentes eleitorais por freguesia: Bonfim (220); Paranhos (460); União de Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde (250); União de Freguesias de Lordelo do Ouro e Massarelos (260); Campanhã (290); Ramalde (340); União de Freguesias de Cedofeita, Santo Ildefonso, Sé, Miragaia, São Nicolau e Vitória (430).

As inscrições na bolsa de agentes eleitorais são feitas preferencialmente por via eletrónica. Depois de devidamente preenchido e assinado, o boletim de inscrição deve ser enviado por e-mail para dmacm.eleicoes@cm-porto.pt. Em alternativa, o candidato pode entregar presencialmente o boletim no Gabinete do Munícipe, mediante agendamento prévio através da Linha Porto. 220 100 220, disponível de segunda a sexta-feira, das 9 às 19 horas. É ainda possível fazer a entrega nas juntas de freguesia. Consulte todas as informações aqui.

Pelas circunstâncias em que vão realizar-se, estas eleições presidenciais vão implicar uma logística adicional na recolha de votos antecipados de pessoas em confinamento, infetadas ou em isolamento profilático. No início de dezembro, o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, tornou públicas as diligências que tomou no sentido de alertar a Direção-Geral da Saúde, o Ministério da Administração Interna e o Presidente da República para as dificuldades que as câmaras municipais vão enfrentar.