Desporto

Última etapa da Volta a Portugal arranca no Parque Oriental do Porto nesta segunda-feira

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#portoponto_volta_a_portugal_32.jpg

Miguel Nogueira

Será a partir do Parque Oriental do Porto que o relógio começa a contar o tempo para a derradeira etapa da Volta a Portugal. A 83.ª edição da competição termina nesta segunda-feira, 15 de agosto, com um contrarrelógio individual de 18,6 quilómetros entre a Invicta e Vila Nova de Gaia e o trânsito na cidade vai adaptar-se para deixar passar os ciclistas.

Os condicionamentos vão fazer-se sentir logo a partir da meia-noite e durante 24 horas, com a proibição de estacionamento em ambos os sentidos da Avenida de Francisco Xavier Esteves, o local de partida da Volta.

Entre as 06 e as 21 horas, estarão fechadas ao trânsito as seguintes vias:

  • Avenida da Cidade de Léon, em ambos os sentidos;
  • Rua de Pego Negro, no troço compreendido entre a Avenida da Cidade de Léon e a Rua das Areias e numa extensão de aproximadamente 235 metros a norte do entroncamento com a Avenida da Cidade de Léon;
  • Rotunda do Casal;
  • Avenida de Francisco Xavier Esteves, em ambos os sentidos;
  • Rua António Ricca Gonçalves, no troço compreendido entre a Alameda do Arquitecto Carlos Ramos e a Avenida Francisco Xavier Esteves;
  • Rotunda do Ribeirinho;
  • Avenida Artur de Andrade, em ambos os sentidos, no troço compreendido entre a interseção com o Itinerário Complementar IC29 e a Rotunda do Ribeirinho.

Durante o horário reservado para a passagem dos ciclistas – entre as 12 e as 19 horas – uma série de vias estará igualmente cortada à circulação automóvel de modo a garantir condições de segurança à realização da prova. Consulte os pormenores dos condicionamentos de trânsito durante a 10.ª etapa da Volta a Portugal no documento em anexo.

O Município do Porto aconselha a que as viaturas sejam retiradas para ruas não interditadas no dia anterior.

Também a Sociedade de Transportes Coletivos do Porto vai ajustar a operação durante todo o dia de segunda-feira, com a circulação de autocarros que servem as zonas por onde os ciclistas passarão a sofrer alterações. Os serviços abrangidos podem ser consultados na página da STCP.

Volta dos adultos incentiva prática nas crianças

"Pedala na Volta" é a iniciativa da Federação Portuguesa de Ciclismo e a Podium Events que procura promover o uso da bicicleta entre as crianças, tal como a adoção de estilos de vida saudável. No Porto, enquanto os profissionais aceleram pela conquista da etapa final da Volta a Portugal, crianças dos 3 aos 12 anos vão poder aprender e aperfeiçoar técnicas básicas do ciclismo, sob a orientação de especialistas na modalidade.

O encontro está agendado para o período entre as 14 e as 18 horas, junto ao local de concentração e partida da etapa, no Parque Oriental da Cidade do Porto, na Avenida de Francisco Xavier Esteves.

A última corrida da Volta a Portugal passou no Porto em 2019 e a cidade foi testemunha da vitória do portista João Rodrigues.