Mobilidade

Ucranianos que chegarem ao Porto terão passe de transporte gratuito

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_promocao_rua_cartao_porto_ponto_07.JPG

Filipa Brito

O Município pretende atribuir a todos os cidadãos ucranianos que chegaram para viver no Porto, ao abrigo do regime de proteção temporária, um cartão intermodal Andante para usufruto, de forma gratuita, da rede de transportes públicos da cidade. A proposta, assinada pelo presidente da Câmara, é votada em reunião de Executivo esta segunda-feira, 2 de maio.

“Os portuenses e as associações da cidade, herdeiros de uma forte tradição de solidariedade, vêm manifestando, pelas mais diversas expressões, a sua solidariedade para com o povo ucraniano e o bom acolhimento na cidade dos seus refugiados de guerra”, começa por enquadrar Rui Moreira.

No documento que vai apresentar aos vereadores, o presidente da Câmara do Porto sustenta que “uma das formas de concretização deste pleno acolhimento passa pela facilitação da mobilidade dos cidadãos ucranianos refugiados neste território, de forma a auxiliar a sua deslocação, para criar e estabelecer as condições que lhes permitam, organizar a sua nova vida no Porto, desde a procura de casa, à procura de novo emprego, da reorganização da vida escolar e das várias atividades disponibilizadas aos filhos, ao contacto com as várias entidades e organizações que estão dedicadas à prestação dos apoios a estes refugiados”.

Assim, o Município quer atribuir a todos os ucranianos com Autorização de Residência ao abrigo do regime de proteção temporária um cartão Andante associado aos portadores do Cartão Porto. A medida contempla um período de seis meses e conta com um investimento municipal máximo de 100 mil euros.

Para os cidadãos menores de 13 anos e maiores de 18 será celebrado um contrato de requisição de títulos conforme o disposto no Código dos Contratos Públicos com a TIP – Transportes Intermodais do Porto, ACE, enquanto os jovens ucranianos entre os 13 e os 18 anos serão abrangidos pelo regime Andante Porto.13-18 do Cartão Porto.

Recorde-se que o Município do Porto tem em marcha, desde o início de março, uma campanha de solidariedade que, em conjunto com Vila Nova de Gaia e Matosinhos, pretende “articular esforços, congregando uma série de respostas e medidas de apoio integradas designadamente no acolhimento e na disponibilização de ofertas de emprego”.