Sociedade

U.Porto vai ter 265 "U-Bikes" no próximo ano

  • Notícia

    Notícia

#DR_U-BIKE.jpg

DR

No âmbito do projeto "U-Bikes", a Universidade do Porto, através do Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP), vai disponibilizar bicicletas à comunidade académica, através de uma candidatura online que irá abrir durante o mês de maio deste ano.

Esta é uma iniciativa de cariz nacional que visa incentivar a mobilidade ciclável entre a comunidade académica. Esta ação é cofinanciada pelo Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos (PO SEUR), Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo de Coesão.

As candidaturas da Universidade do Porto (UP) e do Instituto Politécnico do Porto (IPP) ao projeto "U.Bikes" foram aprovadas e, como tal, 220 bicicletas elétricas e 45 convencionais vão ser disponibilizadas aos estudantes universitários, de forma gratuita, para o ano letivo 2017/2018.

Bruno Almeida, presidente do CDUP, adianta que "o uso das bicicletas não tem qualquer custo, à exceção do seguro contra roubo, entre outros, que ainda está a ser negociado com a seguradora". 

A iniciativa tem como objetivo estimular uma mudança de atitude e de hábitos de mobilidade entre a academia, pelo que, conforme adianta Bruno Almeida, "as bicicletas não estarão apenas disponíveis para os estudantes, mas para todos os membros da comunidade académica, o que inclui funcionários e investigadores" e que "a única exigência é que o utilizador faça uma média de dez quilómetros diários".

O objetivo do projeto é ter mais de 2.400 quilómetros percorridos em bicicleta até 2018, que levarão a uma poupança de energia estimada de 166,34 toneladas equivalentes de petróleo e numa redução das emissões de dióxido de carbono de 505 toneladas equivalentes de CO2.