Sociedade

U. Porto integra consórcio internacional para a partilha de bases de dados em saúde

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_UP_partilha_base_dados_saude.jpg

Filipa Brito

Ao lado de outros 16 parceiros de 11 países, a Universidade do Porto (U. Porto) está a trabalhar para “promover e incentivar a partilha e reutilização de bases de dados de investigações em saúde”. O projeto FAIR4Health é financiado em 2,9 milhões de euros pelo programa Horizonte 2020.

Concebido para “fomentar a aplicação dos dados ‘FAIR’ (localizável, acessível, interoperável e reutilizável)” o projeto, explica a U. Porto em comunicado, permitirá que os dados de vários projetos de investigação levados a cabo em qualquer uma das instituições parceiras “possam ser compartilhados num ambiente seguro a fim de acelerar a descoberta e o conhecimento”.

O consórcio internacional é o primeiro a promover os princípios que permitem “fornecer uma estratégia de divulgação eficaz ao nível da União Europeia, desenvolver um roteiro de certificação dos dados FAIR e desenvolver uma plataforma, bem como demonstrar o potencial de tal estratégia em termos de investigação em saúde”.

A Universidade do Porto acredita que a plataforma FAIR4Health, que centralizará os dados, permitindo a sua reutilização, terá “um forte impacto nos serviços e cuidados de saúde”. Entre as potencialidades estão a aceleração da investigação, o aumento da qualidade e robustez das evidências, assim como a promoção do desenvolvimento de serviços de saúde digital inovadores.

A formação dos investigadores em saúde nas ferramentas desenvolvidas pelo projeto é “uma das questões mais importantes”, afirma a instituição. O FAIR4Health já permitiu a “identificação de padrões de multimorbilidade e correlação da polimedicação no risco de mortalidade em idosos, bem como a identificação de preditores precoces do risco de readmissão em 30 dias em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crónica”.

O projeto, que tem um financiamento de 2,9 milhões de euros pelo programa “Ciência com a para a Sociedade” do Horizonte 2020, encontra-se na fase final de desenvolvimento, que inclui a validação da plataforma FAIR4Health, devendo terminar em novembro deste ano.