Sociedade

U.Porto associa-se ao movimento internacional Outubro Rosa

  • Notícia

    Notícia

#DR_outubro_rosa_uporto.jpg

DR

A UP organiza uma campanha de sensibilização para a prevenção do cancro da mama, com atividades físicas para todos, de 26 a 30 de outubro, com sessões de fitness gratuitas para toda a comunidade. 

O Centro de Desporto da U.Porto (CDUP-UP) associa-se, deste modo, ao movimento internacional Outubro Rosa, em conjunto com o Núcleo Regional Norte da Liga Portuguesa Contra o Cancro. Outubro é o mês da prevenção do cancro da mama e traz consigo uma semana de atividade física gratuita que desafia a comunidade a assinalar o movimento internacional Outubro Rosa, através da prática de exercício físico. Como tal, convida toda a comunidade a fazer gratuitamente umas das aulas do seu programa de fitness (UPFit).

Esta ação decorre de 26 a 30 de outubro, e tem como objetivo sensibilizar e consciencializar para a prevenção do cancro da mama. Para participar, basta escolher a aula pretendida e inscrever-se - no dia da atividade - na receção das instalações do CDUP-UP.

A atividade física na proteção do cancro da mama consta como uma das 12 formas de reduzir o risco de cancro no Código Europeu Contra o Cancro. Segundo o Fundo Mundial de Pesquisa do Cancro (World Cancer Research Fund), recomenda-se a realização de pelo menos 150 minutos de atividade física por semana, combinada com uma dieta saudável, de forma a proteger contra o cancro e a melhorar a saúde a longo prazo.

"São vários os estudos que nos mostram que a atividade física e a prevenção do cancro da mama andam de mãos dadas; todo o tipo de atividade física ajuda, seja em aulas, ginásios, corridas, caminhadas, danças, ou até mesmo no próprio dia-a-dia, como subir e descer escadas por exemplo", salienta Hélène Oliveira, coordenadora das Atividades de Fitness do Programa UPFit, ao portal de notícias UPress.

De forma a dar mais visibilidade a esta iniciativa convidam-se os participantes a contribuírem para o movimento Outubro Rosa através da partilha nas redes sociais de uma fotografia numa das aulas UPFit com as hashtags #outubrorosa e #upfitrosa.