Sociedade

U. Porto participa em projeto europeu sobre crianças e jovens prematuros

  • Notícia

    Notícia

#mno_parto_hsj_08.jpg

Miguel Nogueira

O RECAP (Research on European Children and Adults born Preterm) é um projeto europeu que funciona como uma plataforma para melhorar a saúde, o desenvolvimento e a qualidade de vida de crianças e jovens que nasceram muito prematuros, ou seja, com menos de 32 semanas de gestação ou com muito baixo peso (menos de 1500g). Este projeto foi iniciado em janeiro de 2017 e tem uma duração prevista de quatro anos.

O INESC TEC é responsável pela conceção e desenvolvimento desta plataforma RECAP, que agrega e harmoniza os dados de coortes europeus, que têm vindo a ser recolhidos desde 1980 até ao momento presente, com dados de registos nacionais. 

O ISPUP (Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto), juntamente com o INESC TEC, participa neste programa que é financiado pelo Programa Horizonte 2020, num valor de 9 milhões e 700 mil euros, que alia a mais recente tecnologia na gestão e tratamento de dados.

Compete ao ISPUP, um dos grupos liderantes do RECAP, proceder à avaliação dos diferentes métodos de recolha de dados utilizados pelas coortes de crianças muito prematuras. Este Instituto apresentará, de igual modo, o resultado de novas soluções tecnológicas com o objetivo de conseguir informação de qualidade de forma contínua.

Associam-se os nascimentos muito prematuros a um risco mais elevado de problemas tais como paralisia cerebral, deficit visual e auditivo, dificuldades cognitivas, alterações psiquiátricas e dificuldades sociais. A prevenção afigura-se, por isso, como uma das formas de mitigar estes riscos associados.

O projeto RECAP, para além do ISPUP e do INESC TEC, conta com um consórcio de parceiros de 12 países europeus, entre os quais a Universidade de Warwick (Reino Unido), o INSERM (França), a Universidade de Leicester (Reino Unido), o THL (Finlândia) e o Instituto Karolinska (Suécia).