Ambiente

Turquia vem ao Porto conhecer práticas ambientais mais sustentáveis

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Associação das Municipalidades da Turquia esteve de visita ao Porto para aferir as melhores práticas da cidade no âmbito ambiental, com enfoque na mobilidade urbana e meios de transporte sustentáveis.

A comitiva, da qual faziam parte diversos presidentes de câmara daquele país, entre outros representantes, foi recebida, na passada sexta-feira, no edifício dos Paços do Concelho, pelo vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo.

Filipe Araújo, que também tem a seu cargo o Pelouro do Ambiente e Transição Climática, traçou, em linha gerais, os grandes objetivos do Município na caminhada da descarbonização.

Entre eles, atingir até 2030, a meta dos 40% de uma frota da STCP totalmente elétrica, permitindo à empresa da transporte urbano operar uma frota cada vez mais eficiente em termos económicos e ambientais e reduzir significativamente as emissões de carbono. Apostar, cada vez mais, em veículos municipais elétricos, contribuindo para uma significativa redução da sua pegada carbónica e pela diminuição do consumo de combustíveis fósseis.

Apoios e incentivos ao uso do transporte coletivo, a expansão do metro na cidade, a aposta no Terminal Intermodal de Campanhã, na expansão das florestas urbanas e nos espaços verdes foram outras das temáticas abordadas durante o encontro.

A visita foi organizada pela Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (ICEP) e contou com um circuito pela cidade, onde estiveram incluídos a estação do Metro da Trindade, as instalações do Centro de Gestão Integrada (CGI), os Percursos Pedonais Ligações Mecanizadas em Miragaia, o futuro TIC (Terminal Intermodal de Campanhã) e as obras do Metro, na Avenida dos Aliados.