Sociedade

Turkish Airlines intensifica aposta na cidade do Porto com novas instalações

  • Notícia

    Notícia

A Turkish Airlines é a única operadora aérea a voar diretamente entre Porto-Istambul e o balanço positivo de três anos sobre o início da rota constituiu o momento ideal para repensar o seu posicionamento na cidade. Motivada por uma maior proximidade que quer estabelecer com portuenses e parceiros locais, a companhia aérea de topo da Europa  acaba de investir na abertura de instalações próprias, na zona da Foz.

Nesta quarta-feira, o presidente da Câmara do Porto marcou presença na inauguração das novas instalações da Turkish Airlines, com o objetivo de dar as "boas-vindas" da cidade à companhia aérea turca e também para congratular a contínua aposta da empresa que chegou ao Porto há três anos.

Salientando a excelente relação bilateral entre a cidade Invicta e a Turquia, Rui Moreira enumerou três razões para demonstrar o seu entusiasmo. Primeiro, assinalou, "sabemos que é a companhia que mais tem crescido para novos destinos, sendo muito importante para nós a sua ligação à Ásia". Por outro lado, entende o autarca, as boas relações entre os dois países, que perduram há centenas de anos, sairão ainda mais reforçadas, considerando o crescente afluxo de viagens turísticas e de negócios para ambos os destinos. E, por fim, realçou o elevado volume de estudantes turcos que escolhem a Universidade do Porto para a fazer o seu programa Erasmus.

No seu discurso, que sucedeu ao protocolar corte da fita, lado a lado com o vice-presidente de vendas para o Sudoeste da Europa, Omer Faruk, Rui Moreira não esqueceu também o período em que a Turkish Airlines anunciou uma redução de frequências na Europa, evidenciando que, durante esse período entretanto ultrapassado, nunca a companhia aérea colocou em causa a ligação Porto-Istambul.

Por esta razão, o autarca encara a abertura das novas instalações na cidade como um sinal de que "a Turkish Airlines quer continuar a investir no Porto", não esquecendo que, pela proximidade pretendida aos portuenses, a decisão implicou a deslocalização dos escritórios existentes no aeroporto para instalações próprias a abrir na zona da Foz.

De facto, esta importância estratégica da cidade do Porto ficou registada nas palavras de Omer Faruk. Lembrando o slogan da Turkish Airlines, "somos a companhia aérea que viaja para mais destinos em todo o mundo" ("We fly to more countries than any other airline in the world"), o responsável sublinhou que "Portugal é um mercado muito importante", e particularmente o Porto, local onde já registam cinco voos semanais, que passarão a ser diários no verão (de acordo com informação veiculada pela PressTur, chegarão mesmo ao Aeroporto Francisco Sá Carneiro novos Boeing B737 MAX8 para garantir o reforço da operação).

Para aquela que é uma das melhores companhias de bandeira da Europa, que cada vez mais transporta investidores entre o Porto e Istambul, e vice-versa, a abertura dos escritórios, "para além de permitir comunicar melhor com uma vasta rede de parceiros, aumenta as oportunidades de estabelecer contactos com outros mercados de forma mais eficiente", observou Omer Faruk. Embora considere que este foi o principal motivo que presidiu à mais recente aposta, o representante também reconhece que com a loja conseguirão estar mais próximos do cliente final: "isso é um fator diferenciador em relação à concorrência".

Nos próximos anos, garantiu, a intenção da Turkish Airlines é prosseguir o investimento no Porto. "É uma situação win-win" (em que ambos os lados ganham), concluiu.

Ainda em março deste ano, a revista de bordo "Skylife" dedicou um extenso artigo à cidade do Porto, que apelida de "maravilha arquitetónica de Portugal".