Ambiente

Tulipas adornam jardins do Porto em preparação para a primavera

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Num espetáculo cromático que se tornou uma tradição anual na cidade do Porto, as tulipas estão mais uma vez a desabrochar nos jardins e praças, anunciando a iminente chegada da primavera. Com uma herança que remonta a séculos, estas flores têm sido o centro das atenções dos visitantes e residentes, conferindo uma paleta de cores vibrantes aos espaços verdes da cidade.

Este ano, mais de 90 mil tulipas foram, meticulosamente, plantadas nos jardins e parques públicos, num esforço coordenado pelo Viveiro Municipal. Originárias da Turquia, estas flores encantadoras foram cultivadas com esmero, dando continuidade a uma tradição que se renova a cada ano.

Desde o Jardim de S. Lázaro à Praça da Trindade, passando pelo Jardim do Infante D. Henrique e pelo Jardim da Sé do Porto, entre outros locais icónicos, é possível encontrar uma profusão de tulipas de várias cores e formas, desde o clássico branco até tons mais ousados como o vermelho. Estas flores exuberantes, com pétalas arredondadas ou cónicas, permanecem em plena exibição durante semanas, cativando quem tem o prazer de as contemplar.

nmc_tulipas_2024_14.jpg

Empenho e dedicação dos trabalhadores municipais

O processo meticuloso de cultivo das tulipas, desde a plantação dos bolbos até à sua adaptação nos espaços públicos, é um testemunho do empenho e dedicação dos trabalhadores municipais. Cada tulipa é cuidadosamente tratada, protegida das geadas em estufas e preparada para florescer com toda a sua glória quando chega o momento certo.

Numa cidade que celebra a natureza em todas as estações do ano, as tulipas são mais do que simples flores: são símbolos de renovação e esperança, anunciando a chegada de dias mais amenos e coloridos.

Enquanto as tulipas continuam a florescer nos jardins do Porto, locais e turistas são todos convidados a desfrutar deste espetáculo visual único e a celebrarem a beleza efémera da natureza que nos rodeia.