Turismo

“Confiança Porto” vai passar a certificar os Circuitos Turísticos Motorizados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_tuk_tuk.jpg

Miguel Nogueira

Depois do alojamento e dos Passeios Turísticos Pedestres, o Programa Municipal de Reconhecimento Confiança Porto alarga-se aos Circuitos Turísticos Motorizados com o objetivo de descentralizar os fluxos turísticos.

Para a vereadora do Turismo e Internacionalização, o alargamento do programa a diferentes atividades “reflete a visão do que se pretende para a cidade e que preconiza qualificar e certificar a oferta turística”.

Sublinhando como o "Confiança Porto" privilegia a “descentralização dos fluxos turísticos”, Catarina Santos Cunha afirma que “estamos a dar enfoque à criação de novas narrativas e roteiros em zonas mais periféricas, mas com forte atratividade, com o objetivo de criar novos polos de interesse, praticamente desconhecidos da procura turística”.

Desta forma, o Município procura “diversificar as motivações de visita, prolongar a permanência e estimular turistas e residentes a descobrir mais cidade”.

A vereadora considera a certificação dos Circuitos Turísticos Motorizados “fulcral”, uma vez que vai permitir “uniformizar o discurso sobre a história da cidade e privilegiar a sua autenticidade e singularidade”.

O "Confiança Porto" vai “distinguir os operadores que evidenciam, no seu modelo de negócio, um conjunto de boas práticas e iniciativas, ao nível dos percursos que realizam, das narrativas, do acolhimento dos passageiros, da limpeza dos veículos, da segurança, da circularidade económica e da sustentabilidade”.

É, ainda, essencial que representem “exemplos de excelência e que promovam o desenvolvimento turístico e sustentável da cidade do Porto, particularmente nas vertentes social, ambiental e económica”.

Os operadores que pretendam adotar, implementar e consolidar boas práticas e iniciativas de excelência poderão dispor de um programa gratuito de formação técnica promovido pelo Município. As ações consagrarão especial enfoque na implementação das novas narrativas, para apoiar as entidades na criação de um portfólio diferenciador, obrigatório para a obtenção do selo de reconhecimento.

Na proposta que levou a votação na última reunião de Executivo, e que foi aprovada com o voto contra do Bloco de Esquerda e a abstenção da CDU, Catarina Santos Cunha sublinha que, no domínio dos circuitos turísticos motorizados, “a oferta tem vindo a assumir uma expressão cada vez mais relevante no produto turístico da cidade, fomentando a dinamização da economia local e o reforço da atratividade dos recursos”.

O Programa Municipal Confiança Porto arrancou em 2021 para certificar a oferta de alojamento e, no ano seguinte, foi alargado ao reconhecimento dos Passeios Turísticos Pedestres.

Toda a informação do programa estará, em breve, disponível online.