Sociedade

Tudo a postos para dar as boas-vindas a 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Está tudo preparado para a noite da Passagem de Ano no Porto. As celebrações dividem-se em dois polos, com animação no Queimódromo e fogo de artifício na Praça do República. Os transportes públicos serão reforçados e as forças de segurança estarão na rua para garantir que tudo corre dentro da normalidade.

“Este ano, por razões que toda a gente compreende – temos obras pesadas no centro da cidade, nomeadamente nos Aliados – decidimos concentrar grande parte das atividades do fim do ano no Queimódromo. É um recinto que está preparado para este tipo de eventos: fazemos lá a Queima das Fitas, o Primavera, as maratonas. Tem todas as condições de segurança e conforto. Acreditamos que será um sucesso”, sublinhou o presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, numa conferência de imprensa realizada na manhã desta quinta-feira, no Centro de Gestão Integrada.

Na presença de vários elementos do Executivo municipal, além de representantes da Polícia de Segurança Pública, Polícia Municipal, Regimento de Sapadores Bombeiros, Sociedade de Transportes Colectivos do Porto e Metro do Porto, Rui Moreira fez questão de realçar que no Queimódromo haverá um “acesso especial” pensado para “pessoas que têm mobilidade reduzida”. “Quer parque especial para essas pessoas, quer também uma zona reservada. Apenas têm de se registar previamente (através do endereço entretenimento@agoraporto.pt) para podermos garantir que têm todas as condições para assistir ao espetáculo noturno”, indicou.

A entrada é gratuita e as portas abrem às 20 horas. A animação no recinto contará com concertos de Fernando Daniel, Diogo Piçarra e Moullinex. A contagem decrescente para a transição de ano será pautada pelo espetáculo audiovisual imersivo “Luminous”, criado pelo atelier OCUBO, que inclui som e pirotecnia fria a partir das 23h55.

“Ao mesmo tempo, teremos também pirotecnia na Praça da República. Entendemos que, apesar de tudo, há pessoas que não vão poder ou não quererão deslocar-se ao Queimódromo. Queremos também ter um apontamento no centro da cidade”, frisou Rui Moreira, acrescentando: “O fogo vai durar oito minutos e o espetáculo cerca de 15 minutos. Vão ocorrer ao mesmo tempo.”

“Esperamos que o São Pedro nos trate bem”

Admitindo alguma preocupação com o mau tempo, o presidente da Câmara do Porto sublinhou que “as previsões meteorológicas apontam para um abrandamento das condições”. “Já não depende de nós, esperamos que o São Pedro nos trate bem neste fim do ano”, gracejou, confessando acreditar que a afluência ao Queimódromo será elevada: “Não teremos grande problema em acomodar 40 ou 45 mil pessoas. Acreditamos que vai corresponder à procura.”

A vereadora da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Catarina Araújo, explicou que “haverá zonas definidas para a restauração. As portas do Queimódromo abrem às 20h, exatamente para que as pessoas possam em conforto e segurança aceder ao recinto. O primeiro concerto terá início às 22h30. O Queimódromo será um espaço fechado, vedado, onde a PSP fará o controlo de entrada”. O investimento municipal nas celebrações foi estimado em “cerca de 400 mil euros”, acrescentou.

Transportes reforçados

Os transportes públicos serão reforçados para corresponder às solicitações no último dia de 2022. “O Metro vai fazer um reforço em toda a rede, a partir das 20h, coincidindo com a abertura do Queimódromo, com exceção da linha do Aeroporto, articulando com a operação especial que a STCP montou para esta noite”, explicou o presidente do Conselho de Administração da Metro do Porto, Tiago Braga.

“Teremos a nossa rede noturna toda reforçada, a madrugada também. E criámos um serviço de shuttle entre o São João e o Queimódromo e entre os Aliados e o Queimódromo, com uma frequência de 15 em 15 minutos, entre as 21h30 e as 4h30, para além de todo o reforço da rede que temos assegurado para essa noite, nomeadamente na rede madrugada, que será reforçada para 30 em 30 minutos”, indicou a presidente do Conselho de Administração da STCP, Cristina Pimentel.

A PSP garantirá as condições de segurança e circulação. “Relativamente ao Queimódromo, iniciaremos o policiamento às 19h30. Haverá revistas de segurança às pessoas que entram, por parte da segurança privada. Não poderão entrar vidros, recipientes com mais de 500ml (meio litro), armas proibidas e artigos pirotécnicos”, indicou o subintendente Ferreira.

“A PSP estará presente em muitos locais, nomeadamente na Movida do Porto. Teremos um policiamento direcionado durante toda a noite, que se vai estender até meio da manhã, sensivelmente. Temos um largo contingente, que ascende às largas centenas de elementos policiais em toda a cidade. Estaremos no terreno para auxiliar os cidadãos”, acrescentou o mesmo elemento, notando ainda que haverá condicionamentos de trânsito no final da Estrada da Circunvalação, no acesso à rotunda, e junto à Praça da República.

Trânsito, estacionamento e operação de limpeza

Serão definidos condicionamentos de trânsito e estacionamento (consultar aqui). Apesar da utilização preferencial do transporte público, existem opções para o estacionamento em parque a um preço atrativo, garantidos pela SABA Group Portugal, para os dias 31 de dezembro e 1 de janeiro. Nos parques de estacionamento Casa da Música, Campo Alegre e Castelo do Queijo, será possível estacionar por 1,50€ por 24 horas. Os interessados devem contactar os vigilantes do parque para efetuar o pagamento e beneficiar do preço. No ato de pagamento deverá ser comprovada, junto dos vigilantes, a utilização de Andante para a realização de viagem para os eventos.

A operação de limpeza terá início no dia 31 de dezembro às 20h e duração prevista até às 04h de 1 de janeiro, com entrada faseada de recursos humanos e mecânicos. No total, estarão envolvidos na operação 70 cantoneiros e 10 motoristas, que vão recorrer a cinco varredoras e três lava ruas.

No Queimódromo estarão disponíveis para a deposição de resíduos 8 contentores de 800 litros para embalagens; 4 contentores de 800 litros para papel; e 8 contentores de 800 litros para resíduos indiferenciados. No exterior do recinto, na Estrada da Circunvalação, junto à porta de entrada (ao Sport Clube do Porto), existirão 2 contentores de 800 litros para resíduos indiferenciados; e 2 contentores de 800 litros para vidro.

Quanto à Praça da República, serão afetos ao local 8 contentores de 800 litros para embalagens; 4 contentores de 800 litros para papel; 8 contentores de 800 litros para resíduos indiferenciados; e 12 contentores para vidro.