Política

"Troika Nunca Mais" apresentado no Rivoli

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O presidente do Conselho Estratégico Nacional do PSD, Pedro Duarte, lançou, este domingo, no pequeno auditório do Rivoli, o livro "Troika Nunca Mais - Lições de uma crise (10 anos depois)", depois de o ter feito em Lisboa. Uma reflexão sobre as motivações, as causas e as consequências da intervenção da troika no espaço nacional e da União Europeia.

A apresentação do livro contou com a presença do presidente da Câmara Municipal do Porto, que considerou Pedro Duarte, "um dos mais talentosos e consistentes políticos da sua geração". "[Pedro Duarte] Não abdica de participar ativamente na discussão sobre os grandes desafios do país, da Europa e do mundo. E fá-lo, desta feita, com uma investigação académica de grande solidez e profundidade sobre a crise do euro, com particular enfoque nos seus efeitos em Portugal", sublinhou Rui Moreira.

Tal como autor, o autarca portuense deixou uma certeza: "Não sabemos se voltaremos a ter mais uma troika em Portugal, pois já fomos sujeitos a três intervenções externas depois do 25 de Abril. Sabemos, sim, que não queremos mais uma troika no nosso país, dado que estão bem vivas as provações que o Estado, as famílias e as empresas sofreram entre 2011 e 2014".

Necessários consensos políticos para o futuro

Na perspetiva de Rui Moreira, "a História serve, em larga medida, para nos orientar no presente e ajudar-nos a preparar o futuro. Neste sentido, o pesadelo que representou a presença da troika em Portugal devia servir para gerar algum consenso relativamente ao modelo de desenvolvimento para o país".

Seria, pois, "de esperar que houvesse um mínimo de convergência política em relação ao modelo que nos dá mais garantias de prosperidade, bem-estar, coesão social e competitividade". Contudo, garantiu o presidente da Câmara do Porto, "há hoje a perceção de que a polarização política se está a agravar em Portugal. São esperadas muitas dificuldades na formação de um novo Governo e os próximos anos vão ser, muito provavelmente, marcados por instabilidade governativa e tensão política e social".

Citando o autor da obra, Rui Moreira concluiu: "devemos, por isso, apostar 'na moderação, na busca de consensos, na constante descoberta de 'pontos de equilíbrio' e de pontes que nos tornem mais fortes'".

"Troika Nunca Mais – Lições de uma crise (10 anos depois)" tem prefácio de Luís Marques Mendes. O livro é uma adaptação da tese de doutoramento de Pedro Duarte, que conversou com algumas personalidades marcantes à época.