Sociedade

Três projetos da Câmara do Porto nomeados nos Prémios Construir 2022

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_reportagem_reabertura_mercado_bolhao_01.JPG

Filipa Brito

O Mercado do Bolhão, o Terminal Intermodal de Campanhã (TIC) e o Edifício de São Dinis (sede da GO Porto e Porto Ambiente), estão nomeados para os Prémios CONSTRUIR 2022.

Esta distinção foi criada pelo jornal Construir, com o objetivo de homenagear e distinguir o trabalho de empresas e profissionais dos diversos setores da construção. No caso do Bolhão, está nomeado em quatro categorias, entre as quais a que é dedicada ao melhor projeto de reabilitação. Este reconhecimento surge no ano da reabertura do mercado histórico do Porto, após a exigente obra de restauro e modernização do edifício.

O TIC é outro dos edifícios municipais nomeado. Inaugurado em julho deste ano, o projeto que vem revolucionar a mobilidade no concelho e apresentar um forte contributo para a descarbonização da cidade está nomeado para os prémios de “Arquitetura (Melhor Projeto Público)” e “Fiscalização e Coordenação”.

O Edifício de São Dinis, recuperado para se assumir como sede das empresas municipais GO Porto e Porto Ambiente, conta com 3 nomeações, desta feita nas categorias de “Arquitetura (Melhor Projeto Público)”, “Engenharia (Melhor Projeto Público)”, e “Sustentabilidade”. Este edifício foi já em 2022 vencedor dos “Prémios verdes” e é o primeiro imóvel público de reabilitação do país a receber a certificação ambiental LEED.

A cerimónia de entrega dos prémios está agendada para segunda-feira, dia 21, em Lisboa.