Ambiente

Três espaços verdes do Porto estão a votos em galardão internacional

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_casa_andersen_jardim_botanico_01.JPG

Filipa Brito

O voto do público servirá para entregar o International People’s Choice Award, atribuído pela mesma entidade responsável pela coordenação do Green Flag Award, e há três espaços verdes do Porto na corrida ao galardão.

O Parque da Cidade, o Jardim do Passeio Alegre e o Jardim Botânico do Porto voltaram a integrar, em 2021, a lista dos melhores espaços verdes do mundo, segundo a avaliação do Green Flag Award. E, por isso, são candidatos a receber o International People’s Choice Award, atribuído em função dos votos do público.

“Ao longo dos últimos anos os parques e espaços verdes foram especialmente importantes para caminharmos, fazermos exercício, explorar, relaxar e descomprimir”, assinala a organização do prémio, acrescentando: “Agora é possível mostrar agradecimento pela dedicação dos funcionários e voluntários que trabalham para mantê-los.”

Para participar basta aceder à página individual de cada um dos espaços verdes do Porto que estão na corrida – Parque da Cidade, Jardim do Passeio Alegre e Jardim Botânico do Porto – e clicar em “Vote for this site”, sobre o lado direito da página.

O prazo de votação decorre até ao dia 31 de janeiro e qualquer pessoa pode votar, elegendo o seu favorito entre os mais de 2300 parques e jardins que foram distinguidos com o Green Flag Award em 2021. Os vencedores serão anunciados numa cerimónia virtual a realizar no dia 9 de fevereiro.

O prémio Green Flag Award certifica a qualidade de manutenção e conservação dos parques e jardins de todo o mundo e é atribuído conjuntamente pelo ministério da Habitação, Comunidades e Governo Local do Reino Unido e pela organização não-governamental Keep Britain Tidy.

Através do International People’s Choice Award os responsáveis pretendem identificar, de entre os parques e jardins que receberam o galardão, aqueles que são mais apreciados pelos visitantes.