Cultura

Trengolas está a chegar à cidade e tem encontro marcado na Feira do Livro

  • Notícia

    Notícia

#JQ_30JUNHO_TRENGO_11.jpeg

João Queirós

O dia em que começa a Feira do Livro do Porto é também o dia em que tem início o ciclo Trengolas, a alternativa ao Festival Trengo que vai passar por três espaços da cidade.

As circunstâncias atípicas que vivemos obrigaram a repensar a quinta edição do Trengo - Festival de Circo do Porto. Em alternativa, a Invicta será brindada com o ciclo Trengolas, que levará as artes circenses a vários espaços da cidade, incluindo a Feira do Livro.

Ao longo de quatro fins de semana, o Trengolas vai convidar o público a sair para a rua e, ao ar livre, assistir a performances de circo contemporâneo.

As artes circenses visitam a Feira do Livro aos domingos, sempre às 17 horas, em propostas designadas "Trengos à solta". Pelos Jardins do Palácio de Cristal, neste primeiro domingo do festival literário, dia 30 de agosto, passam as atuações "(Ch)ama-me", com Mariana e Alfredo; "DeRua", de e com Luís Reis; e "Rizoma", interpretada por Rita Martins.

A programação do Trengolas inicia-se, no entanto, já na sexta-feira, às 21,30 horas, no Parque de São Roque, com o espetáculo "Asas D'Areia", do Teatro do Mar. No sábado, no mesmo local, pode assistir-se a "T0 Wip", de Thorsten Grütjen, que repete às 15 e às 18 horas.

Para domingo, dia em que o Trengolas passa pela Feira do Livro durante a tarde, haverá igualmente atuações de manhã, no Parque de São Roque. Este espaço acolhe duas apresentações da performance "Pequena CircOOnferência", da companhia Radar 360°, às 11 e às 12 horas.

Os espetáculos integrados na programação do Trengolas são de acesso gratuito, mediante reserva obrigatória de bilhetes (para o e-mail trengo@ervadaninha.pt) até à lotação máxima dos espaços - exceto para as atuações que decorrem na Feira do Livro, onde a entrada é livre, por ordem de chegada.

A organização recomenda a desinfeção das mãos e o uso de máscara nos espaços onde decorrem os espetáculos. É obrigatório permanecer sentado durante as sessões, sem trocar de lugar ou deslocar bancos.

Consulte o programa completo do ciclo Trengolas.