Sociedade

Travessa de Cedofeita foi requalificada e tem agora calçada à portuguesa

  • Notícia

    Notícia

#fib_Travessa_De_Cedofeita.jpg

A Travessa de Cedofeita, já reaberta à circulação, foi alvo de uma requalificação que se nota bem. As obras realizadas permitiram atribuir a esta artéria uma configuração e desenho idênticos aos da Rua de Cedofeita. Incluíram ainda a renovação integral das redes de saneamento, águas residuais e pluviais.

Ligando a Rua de Cedofeita e a Rua das Oliveiras, também esta já beneficiada, a Travessa apresentava um piso em paralelepípedo com depressões acentuadas e passeios desgastados. Com a intervenção, foi beneficiada a mobilidade pedonal.

Em harmonia com a Rua de Cedofeita, o pavimento da faixa de rodagem foi substituído por calçada portuguesa (cubos de calcário e basalto). A via de circulação foi reduzida para 2,00m e sobrelevada até à cota dos passeios contíguos (que ganharam uma largura média de 1,10m), com a diferença altimétrica máxima de 0,02m.

O projeto municipal, que envolveu a Águas do Porto, permitiu devolver dignidade a esta travessa emblemática no centro da cidade.

Teve como pressupostos melhorar a sua acessibilidade, qualificar o seu ambiente urbano e privilegiar a circulação pedonal. O padrão em calçada portuguesa permitiu unificar a identidade visual da Cedofeita (Rua e Travessa).