Sociedade

Transportes públicos são a melhor opção para chegar à abertura do Natal no Porto

  • Notícia

    Notícia

#mno_metro_07.jpg

Miguel Nogueira

O transporte público é a maneira mais fácil de se deslocar até à Baixa amanhã, 1 de Dezembro, para a abertura oficial do programa de Natal do Porto. Às 17,30 horas são inauguradas a Árvore e as iluminações da cidade, pelo que a zona da festa terá o trânsito condicionado durante a tarde. 

Como é já tradição, milhares de pessoas são aguardadas nos Aliados - em 2016, foram cerca de 50 mil no momento de ligação das luzes - pelo que, por razões de segurança, toda a zona estará sujeita a medidas especiais de circulação.

A Metro do Porto aumenta a oferta de modo a ir de encontro ao aumento do número de passageiros, um reforço que manter-se-á durante todo o mês de dezembro. No seu site, a empresa sublinha que as estações de metro servem todas as principais atrações natalícias espalhadas pela cidade.

A CP - Comboios de Portugal apela ao uso deste meio de transporte, disponibilizando um bilhete especial de ida e volta pelo valor de 2 euros por pessoa nas deslocações realizadas a partir de amanhã e durante o mês de dezembro aos fins de semana e feriados, nos comboios Urbanos do Porto, comunicando também que haverá reforço de lugares nesses dias.


Também a STCP já tem disponível no seu site institucional todas as informações sobre as linhas que irão sofrer alterações nesta sexta-feira. A partir das 14 horas, conforme comunicado pela empresa, várias linhas que servem o centro da cidade vão ser reforçadas e operar com horário de sábado. Haverá ainda reforços com viaturas de grande capacidade e mais viagens.

Conforme já anunciado, em torno dos Aliados e arruamentos próximos será estabelecido um perímetro de segurança entre as 16 e as 20 horas de sexta-feira, com formação de uma área interdita ao trânsito. Nos parques de estacionamento inscritos nesta área só poderão entrar veículos até às 16 horas ou depois das 20 horas; dentro desse período será possível apenas retirar as viaturas.

A acompanhar a área interdita formam-se duas áreas com trânsito condicionado, com as condições de circulação a serem asseguradas e decididas pelas forças policiais.

Parques de estacionamento com regime especial 

A modalidade "park and ride", com validação do Andante, será aplicada nos parques de estacionamento da Casa da Música e Campo Alegre, onde será possível estacionar o carro por 0,95 euros, por um período de 12 horas, e apanhar metro ou um autocarro da STCP que circule até à Baixa do Porto. O parque do Campo 24 de Agosto também irá disponibilizar 300 lugares de estacionamento à tarifa de 5 euros por um período de 12h, neste sem necessidade de validar o Andante.

Se a opção for mesmo o uso do automóvel até à Baixa da cidade, recomenda-se que o acesso aos Aliados seja efetuado até às 15,30 horas e que se estacione nos parques sinalizados no mapa. A Câmara adverte para não se estacionar em zonas/ruas interditas. Eventualmente, os cortes de trânsito previstos poderão ser alargados na sua extensão - área condicionada - se as condições de segurança o determinarem.

+Info: Condicionamentos de Trânsito para o Dia 1 de Dezembro

            Mapa de Mobilidade para o Dia 1 de Dezembro