Mobilidade

Cartão Porto. oferece transportes gratuitos e descontos na cidade dos 13 aos 18

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

cartao_porto_andante.jpg

Quem tem entre 13 e 18 anos e ainda não usufrui do título de transporte "Andante 13-18” já pode pedir a assinatura "Andante 3Z Porto." que, além de permitir a utilização, de forma gratuita, dos transportes públicos da rede Andante, agora também traz associados os benefícios do Cartão Porto., com descontos e vantagens na utilização de diversos equipamentos na cidade. As renovações decorrem de 1 de julho até 31 de agosto.

Dos transportes aos museus, dos teatros às piscinas, o Cartão Porto. promete unir a cidade. A partir de agora, os jovens entre os 13 e os 18 anos têm todas estas vantagens num único suporte, com a integração do passe intermodal no "Cartão Porto.".

O "Andante 3Z Porto." é uma assinatura Andante gratuita - oferecida pelo Município a jovens com domicílio fiscal no Porto e a estudantes que comprovem estudar e residir na cidade, com idades entre os 13 e os 18 anos - que permite a utilização dos transportes públicos, seja Metro, STCP ou Funicular dos Guindais, num limite de três zonas contíguas.

Entre as vantagens adicionais estão descontos no Teatro Municipal do Porto, no Pavilhão da Água, nos eventos culturais promovidos pela Câmara e nas piscinas municipais; acesso aos serviços das bibliotecas municipais, visitas gratuitas aos Paços do Concelho, entre outras.

A adesão ao Andante 13-18 deve ser feita em www.cartao.porto.pt, solicitando a assinatura Andante 3Z Porto, e o título pode ser entregue em casa ou levantado no Gabinete do Munícipe, onde também é possível aderir, mas requer marcação prévia. Em ambos os casos, é necessária uma fotografia de rosto, um documento que comprove o domicílio fiscal na cidade ou morar e estudar no Porto.

Para poder começar a usufruir das vantagens, a ativação da assinatura é feita numa Loja Andante, onde serão selecionadas as três zonas de viagem.

O processo para quem renova a assinatura é feito diretamente na Loja Andante da Trindade, mediante apresentação do título anterior e do cartão de cidadão. Para jovens entre os 13 e os 15 anos, os pedidos devem ser submetidos pelo respetivo encarregado de educação.

O cartão não tem qualquer custo, mas é necessário selecionar os serviços a que se pretende aderir.

Só no ano letivo de 2020/21, o título de transporte "Andante 13-18" beneficiou 4.715 jovens.

A informação completa pode ser consultada em www.cartao.porto.pt. Todas as dúvidas serão esclarecidas através da Linha Porto. 220 100 220 (dias úteis, das 9 às 19 horas).