Mobilidade

Transporte em táxi para os centros de vacinação vai ter segundo reforço no valor de 120 mil euros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_taxi_protecao_covid_01.jpg

Filipa Brito

O Executivo municipal vota, na Reunião de Câmara da próxima segunda-feira, a atribuição de um segundo reforço ao apoio concedido às centrais de táxis que estão a prestar o serviço de deslocação de e para os centros de vacinação contra a Covid-19 na cidade, a um preço reduzido, aos munícipes.

Antecipando uma “crescente procura do serviço de transporte em táxi” decorrente do “aumento significativo do número de convocados para vacinação, como consequência da cada vez maior disponibilidade de vacinas e do alargamento da vacinação a novas franjas etárias da população, aliados à recente abertura do novo centro de vacinação do Queimódromo”, a vereadora dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil, Cristina Pimentel, propõe que a Câmara do Porto reforce, no valor de 120 mil euros, o apoio concedido no âmbito do plano de vacinação Covid-19 às centrais de táxis Raditáxis e Táxis Invicta.

A medida através da qual a autarquia apoia o transporte em táxi de e para os locais de vacinação contra a Covid-19 foi implementada em março, depois de fechado o acordo de colaboração com as duas centrais. Por apenas 2 euros, o munícipe pode requerer um táxi, que assegurará o trajeto de ida, podendo ainda fazer-se acompanhar por um familiar ou pessoa amiga. Caso pretenda realizar o percurso de ida e volta, o mesmo tem um custo total de 4 euros.

A adesão da população ultrapassou as expectativas, registando-se “acréscimos mensais de procura médios superiores a 20%”, nota a vereadora Cristina Pimentel. “Até 30 de junho foram realizadas e apoiadas 16.195 deslocações em táxi para a vacinação, correspondente a um montante de 83.595,90 euros pagos pelo Município às centrais de táxis”, pode ler-se na proposta que será apreciada na reunião da próxima segunda-feira.

Esta procura faz prever que “a verba disponibilizada até à data se esgote antes da data prevista para o termo do acordo celebrado com as centrais de táxi”. Isto apesar de a Câmara do Porto já ter deliberado, em maio, um primeiro reforço de 60 mil euros (montante igual ao inicialmente disponibilizado), para a medida.

O serviço pode ser solicitado por via telefónica para uma central, através do número 939 955 263. O transporte em táxi de e para os centros de vacinação contra a Covid-19 facilita a deslocação de população com limitações a nível de mobilidade, garantindo também uma solução rápida, cómoda e económica de chegar a zonas não abrangidas pela rede de metro, autocarro ou de comboio.