Mobilidade

Trânsito na zona da Ribeira muda a partir de terça-feira

  • Notícia

    Notícia

#mno_semaforos_inteligentes_infante_05.jpg

Miguel Nogueira

A circulação automóvel na zona da Ribeira tem novas alterações a partir da próxima terça-feira, 16 de abril, na sequência do plano em curso que visa introduzir melhorias na mobilidade do Centro Histórico e com repercussões positivas um pouco por toda a cidade.

Assim, os veículos que desçam a Rua de Mouzinho da Silveira até ao seu final vão passar a poder virar à esquerda na Rua do Infante D. Henrique, em direção ao túnel e ao tabuleiro inferior da Ponte Luís I.

Por outro lado, os veículos que circulam pelo túnel vindos do lado da ponte passam a poder virar à direita logo no final e a subir a Rua de São João, que passa a ter sentido único ascendente e a dar acesso ao troço superior da Rua de Mouzinho da Silveira, evitando assim ter de ir à Praça do Infante para quem queira dirigir-se às zonas da Sé, São Bento ou Aliados.

Estas novas alterações da circulação vêm ao encontro das que estão a ser introduzidas desde há alguns meses na zona do Centro Histórico, as quais apontam para uma dispersão maior da pressão exercida pelo trânsito automóvel naquela zona e em todo o centro da cidade.

Nesse âmbito, a Rua de Belmonte passará em breve a ter um sentido único ascendente, o que permitirá também resolver os constantes problemas de circulação nesta artéria, claramente exígua para suportar uma configuração de dois sentidos de trânsito.

Conjugada com esta modificação estará a inversão de sentido da Rua de Ferreira Borges, que também passa a ser ascendente, o que criará um corredor de ligação entre a cota baixa e a cota alta da cidade, alternativo à Rua de Mouzinho da Silveira.

É ainda de referir que a criação de um eixo pedonal da Rua das Flores até à Ribeira, o que implica a pedonalização da zona de circulação automóvel no Largo de São Domingos. A medida irá complementar-se com o reforço dos atravessamentos da Rua do Infante D. Henrique.