Mobilidade

Trânsito e estacionamento ajustados no percurso da Meia Maratona do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib#jq_meia_maratona_22.jpeg

Porto.

Estarão em vigor, em vários pontos da cidade a percorrer pelos atletas, condicionamentos de trânsito e estacionamento, a partir de sexta-feira e até domingo, dia em que se realiza a prova.

A 14.ª Hyundai Meia Maratona do Porto vai para as ruas no próximo dia 19 de setembro, domingo, cumprindo um percurso com partida e chegada no Porto. A prova, que atravessará o rio Douro para uma passagem por Vila Nova de Gaia, terá participação limitada a 5.000 atletas, o que permitirá uma menor duração dos condicionamentos de trânsito e estacionamento.

O arranque da Meia Maratona do Porto será dado às 8 horas do dia 19 de setembro, na Rua do Ouro, estando a meta no Jardim do Cálem/Fluvial. O condicionamento do estacionamento (exceto veículos autorizados) nas imediações deste local – Rua de Sobreiras, em toda a extensão do Jardim António Cálem – inicia-se na sexta-feira, 17, e dura até domingo, 19.

No sábado e domingo o estacionamento estará igualmente condicionado na Rua de Aleixo Mota (incluindo parque de estacionamento existente junto ao n.º 86), na Rua de D. Pedro de Meneses, e na Rua do Ouro, parque de estacionamento existente a nascente do Largo de António Cálem.

Domingo, o dia em que se realiza a Meia Maratona do Porto, trará condicionamento de trânsito com corte total de via, a partir das 3 horas da madrugada e até às 14 horas, na Rua de Sobreiras (no troço compreendido entre a Rua de Eugénio de Andrade e o Largo de António Cálem), no Largo de António Cálem, na Rua de D. Pedro de Meneses (no troço compreendido entre a Rua da Senhora da Ajuda e o Largo de António Cálem), na Rua de Aleixo Mota (no troço compreendido entre a Rua de D. Pedro de Meneses e o Largo de António Cálem) e na Rua das Condominhas (no troço compreendido entre a Rua da Granja de Lordelo e o Largo de António Cálem).

A partir das 5 horas e até às 12 horas de domingo, o trânsito estará condicionado, com corte total de via, na Rua do Ouro, Alameda Basílio Teles, Rua de D. Pedro V (no troço compreendido entre a Rua de Salgueiro Maia e a Alameda Basílio Teles) e na Rua da Restauração (no troço compreendido entre a Rua de Jorge Viterbo Ferreira e a Alameda Basílio Teles).

Ainda no domingo, das 6,30 às 12 horas, haverá condicionamento de trânsito com corte total de via no Viaduto do Cais das Pedras, Rua de Monchique, Rua Nova da Alfândega, Rua do Comércio (no troço compreendido entre a Rua da Bolsa e a Rua Nova da Alfândega), Rua do Infante D. Henrique, Rua do Clube Fluvial Portuense, Túnel da Ribeira, Rua da Ribeira Negra, Avenida de Gustavo Eiffel e Avenida de Paiva Couceiro (no troço compreendido entre o n.º 1330 e a Avenida de Gustavo Eiffel).

Devido à implementação do condicionamento de trânsito com corte total de via, será necessário proceder ao encerramento do Parque da Alfândega em regime de rotação, entre as 6,30 e as 12 horas de domingo, dia 19. Será igualmente necessário proceder à desativação do carro elétrico entre as 6,30 e as 12 horas de domingo, nas linhas 1 (Infante-Passeio Alegre) e 18 (Circular Massarelos-Carmo).

O trânsito relativo à realização de cargas e descargas, acesso a moradores (garagens) e veículos de emergência será garantido de acordo com as instruções que os elementos da Divisão de Trânsito da PSP ou da Polícia Municipal transmitirem em cada ponto de controlo/passagem. Não será permitida a paragem ou estacionamento de veículos em passeios ou outros espaços destinados à circulação pedonal.

Para qualquer esclarecimento adicional poderá contactar o Gabinete do Munícipe através da Linha Porto. 220 100 220 ou do serviço de atendimento online no Portal do Munícipe.