Desporto

Tradição natalícia na linha de partida: vem aí a São Silvestre

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_#jq_corrida_sao_silvestre_2019_03.jpg

Filipa Brito / Arquivo

Corridas de São Silvestre há muitas, mas esta é a maior do país. A emblemática prova portuense não dá tréguas aos excessos natalícios e arranca para a 27.ª edição, na Avenida dos Aliados, às 18 horas deste domingo, 26 de dezembro. As cinco mil inscrições para a etapa dos 10 quilómetros e para a corrida dos cinco estão esgotadas há duas semanas.

Depois de um ano a competir virtualmente, os atletas voltam à estrada para o evento que já faz parte da tradição de Natal na cidade. A última corrida do ano juntou, em 2019, mais de 17 mil participantes.

Quem não quiser correr os 10 quilómetros irá participar na caminhada com um percurso de cinco quilómetros de distância, que não tem fins competitivos e é aberta a todas as idades.

Os kits de participante – que incluem o dorsal obrigatório – podem ser levantados esta quarta-feira, 22 de dezembro, entre as 10 e as 23 horas, no Alameda Shop & Spot, ou no próprio dia da prova, 26, das 10 às 17 horas, no Gabinete do Munícipe.

Quilómetros solidários

A tradicional corrida portuense faz-se também para lá dos recordes e calça as sapatilhas da solidariedade. Durante esta quarta-feira, até às 23 horas, a organização da São Silvestre está a recolher alimentos para entregar à Legião da Boa Vontade.

No momento de levantar o dorsal, no Alameda Shop & Spot, os atletas podem contribuir com enlatados, arroz, massa, bolachas, comida de bebé, azeite, ou outros produtos. No conjunto das suas provas, a Runporto já angariou mais de três mil quilos em alimentos para doar àquela instituição.

Além desta ação, no próprio dia da prova, a Hyundai terá um espaço na Avenida dos Aliados onde pode ser entregue equipamento desportivo, que será doado à Race For Good para projetos de apoio social em África.

Correr com cuidados e responsabilidade

Quem quiser correr ou caminhar terá de apresentar, no ato de levantamento do kit de atleta, um certificado digital covid-19 válido ou um teste PCR ou antigénio negativo (realizados, respetivamente, nas 72 ou 48 horas anteriores ao início do evento).

Na mesma altura, será requerida a apresentação impressa e preenchida do Termo de Responsabilidade, em conformidade com a exigência da Unidade de Saúde Pública do Porto e da Direção-Geral da Saúde.

No dia da prova, será obrigatório o uso de máscara no momento da partida da corrida. A proteção poderá ser retirada apenas quando houver distanciamento físico entre os participantes (no mínimo 200 metros após a linha de partida).

Em anexo, encontra os condicionamentos de trânsito e estacionamento que a São Silvestre Cidade do Porto irá implicar durante todo o dia de domingo.