Sociedade

Tradição de presépios volta a ser premiada pelo Município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A dedicação do Centro Hospitalar Universitário de Santo António (CHUSA) , do Jardim Escola João de Deus e do Centro Integrado de Apoio à Deficiência na construção de presépios criativos foi premiada pelo Município do Porto. Ao todo, foram distinguidas 15 composições e entregues mais de quatro mil euros.

Para o júri, o presépio do CHUSA evidenciou-se "pela diversidade de elementos e a harmonia entre os mesmos, reveladores de grande labor e originalidade", sendo o vencedor na categoria de concorrentes com idade superior a 15 anos.

Em segundo lugar, mostrando "alguns dos mais emblemáticos edifícios e monumentos da cidade do Porto", ficou o presépio construído por Renato Sousa, com a proposta da Cegonha Simpática – Associação de Ação Social a completar o pódio.

Foram, ainda, atribuídas menções honrosas aos presépios apresentados pela Academia Cultural e Artística de Aldoar, pela Associação de Moradores da Lomba e por Paulo Humberto Sousa Mendes.

Na categoria de concorrentes com idade inferior a 15 anos, o grande vencedor foi o do Jardim Escola João de Deus, "projeto que se diferencia pela harmonia de vários elementos" e cuja "própria marca da cidade 'Porto.' se encontra presente de uma forma muito discreta e, ao mesmo tempo, harmoniosa".

A Escola Básica da Constituição ficou em segundo lugar com um presépio que "merece destaque por ser ambientado na zona envolvente à escola, com a presença de vários espaços e instituições vizinhas". Na terceira posição, o júri colocou a construção da Sinergia & ARRIMO e a Escola Básica da Lomba teve direito a uma menção honrosa.

O concurso de presépios promove, ainda, uma categoria dedicada a projetos de grupos de apoio a pessoas com necessidades especiais. Nesta edição, saiu vencedora a proposta do Centro Integrado de Apoio à Deficiência, que se "notabiliza pela junção de elementos visuais e sonoros".

A segunda posição foi ocupada com o "presépio que une várias técnicas artísticas à elegância e sobriedade das cores escolhidas", desenvolvido pelo Centro de Dia da Liga Portuguesa Contra o Cancro.

Em ex aequo no terceiro lugar desta categoria ficaram o Serviço de Reabilitação Psicossocial da Unidade Hospital de Magalhães Lemos e a Associação de Deficientes das Forças Armadas. À Involvepeople – Consultadoria de Negócios, Gestão de Saúde e Hospitalar coube, também, uma menção honrosa.

Os presépios foram avaliados de acordo com critérios como a originalidade e criatividade, o tema e qualidade da interpretação, o domínio das técnicas e qualidade plástica, e a inclusão de marcas identificativas da cidade e estética do conjunto (harmonia da imagem).

Os vencedores receberam um prémio monetário no valor de 800 euros, tendo sido entregues 600 euros aos segundos classificados de cada categoria.

A Câmara do Porto realiza o Concurso de Presépios todos os anos, apoiando, assim, a continuação desta tradição cultural que inspira gerações e a perpetua um legado com cerca de oito séculos.