Sociedade

Trabalho de investigadora do i3S distinguido por revista científica internacional

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_nicole_pedro_jovem_cientista_genetica_humana.JPG

DR

Nicole Pedro é investigadora do Instituto de Investigação e Inovação em Saúde da Universidade do Porto (i3S) e estudante de doutoramento em Ciências Biomédicas do Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar (ICBAS). O seu trabalho acaba de ser distinguido pelo Journal of Human Genetics, revista científica internacional, com o prémio "Jovem Cientista".

O galardão premeia o trabalho da jovem investigadora sobre o genoma de uma população da Papua Nova Guiné – "Papuan mitochondrial genomes and the settlement of Sahul", publicado na revista científica, em 2020. "Os nossos resultados apoiam a hipótese de que o Norte e o Sul do Sahul foram colonizados separadamente, ainda que dentro da mesma janela temporal, por dois grupos diferentes de homens modernos, que ficaram separados e isolados durante cerca de 20 mil anos e foram divergindo geneticamente", explica Nicole Pedro, em comunicado divulgado pelo i3S.

Na sequência deste prémio, Nicole Pedro foi convidada a apresentar a Award lecture da 67.ª Reunião Anual da Sociedade de Genética Humana do Japão, que decorreu, recentemente, na cidade japonesa de Yokohama.

Orientada pela investigadora Luísa Pereira, líder do grupo "Genetic Diversity" do i3S, e coorientada por François-Xavier Ricaut, da Universidade de Toulouse III – Paul Sabatier, e por Joana Barbosa Pereira, também do i3S, Nicole Pedro tem centrado o seu trabalho numa das populações mais antigas fora de África.

"Este prémio aumenta a minha motivação para continuar a investigar quais as adaptações que ocorreram nos genomas dos colonizadores da Papua Nova Guiné a um ambiente único a nível global", sublinha a investigadora.