Economia

Trabalhar na Amazónia a partir do Porto? Natixis revoluciona escritórios no Bonfim

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A entrada no renovado Centro de Excelência da Natixis, no Porto Business Plaza, simula um aeroporto. A partir daí, são os trabalhadores que escolhem o destino: Cidade do México, Xangai, Tóquio, Londres, Bangalore ou Brooklyn. Esta quinta-feira, o banco de investimento francês colocou novas cidades no passaporte do projeto “The Villages”, uma revolução no mundo dos escritórios.

A inauguração contou com a presença do vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, do diretor geral da Natixis em Portugal, Etienne Huret, e de Véronique Sani, diretora de operações dos Serviços Financeiros Globais do grupo BPCE, do qual o banco faz parte.

Desde setembro, os trabalhadores da Natixis já podiam trabalhar “a partir de” Manaus, Santiago, Dakar, Mascate e, claro do Porto, e hoje são 12 as cidades construídas nos mais de 3.800 m2, um conceito imersivo, que inclui sons e cheiros e, acredita a empresa, é capaz de “potenciar a partilha, a criatividade, a inovação, a agilidade e a colaboração”.

Para o diretor da Natixis em Portugal, as “Villages” representam “um conceito absolutamente inovador e celebram a nossa diversidade, reafirmando os planos de expansão que temos para este projeto no Porto”.

“É um formato que nos permite potenciar verdadeiros momentos de colaboração e de socialização entre as equipas e transformar a experiência do modelo de trabalho híbrido. Nas Villages, a criatividade e inovação não têm limites”, acredita Etienne Huret.

Agora, a partir das icónicas cabines telefónicas londrinas, de uma sala de chá de Xangai, de um templo em Bangalore, ou enquanto participam num workshop de origami em Tóquio, os trabalhadores da Natixis vão poder continuar a desenvolver “soluções inovadoras para o negócio, operações e cultura de trabalho do Groupe BPCE em todo o mundo”.

O Centro de Excelência que tem no Porto desde 2018 emprega atualmente duas mil pessoas afetas às áreas de Tecnologias da Informação, Atividades de Suporte à Banca e Compliance. De acordo com o banco francês, “o projeto no Porto é um dos maiores investimentos em recursos humanos já feitos pela Natixis em todo o mundo”.