Sociedade

Trabalhadores municipais doam mais de 33 litros de sangue

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Não deixando passar o Dia Mundial do Dador do Sangue – que se assinala em junho -, os trabalhadores municipais responderam à chamada e, ao longo de todo o dia desta sexta-feira, doaram mais de 33 litros de sangue.

A campanha “Doe sangue. Ajude a salvar vidas!”, organizada pela Câmara do Porto em parceria com o Centro de Sangue e da Transplantação do Porto, levou dezenas de trabalhadores das várias unidades orgânicas a fazerem parte desta dádiva de sangue.

O Centro de Sangue e da Transplantação do Porto faz parte do Instituto Português do Sangue e da Transplantação, que, este ano, apelou à dádiva dos dadores mais jovens, lembrando como, todos os dias, são necessárias entre 800 e mil unidades de sangue nos hospitais portugueses para responder a situações de trauma, grandes cirurgias, tratamento de doentes com cancro ou doentes hematológicos.

De acordo com o Instituto Português do Sangue e da Transplantação, Portugal tem neste momento necessidade de sangue O negativo e A negativo.

Para doar sangue deve ter idade superior a 18 anos (até aos 60 anos se for a primeira dádiva), ter peso igual ou superior a 50kg e ser saudável. Os locais de colheita podem ser consultados no portal do dador, sendo que os Centros de Sangue e Transplantação de Lisboa, Porto e Coimbra estão sempre disponíveis e existem também serviços hospitalares com recolha de sangue.