Ambiente

Trabalhadores do Município refletem sobre a inovação para melhorar os serviços

  • Notícia

    Notícia

O Porto Innovation Hub está nesta sexta-feira a promover um dia dedicado à inovação no Município. O objetivo é envolver os trabalhadores no (re)desenho de serviços públicos mais eficientes e acessíveis.

No arranque da iniciativa, que contou com casa cheia, falou-se da "aposta do Município na inovação como estratégia de governação". Como salientou o vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, responsável pelo Pelouro da Inovação e Ambiente, "a inovação vai muito além da implementação de novas tecnologias e meios de comunicação". Requer uma permanente interação com a comunidade e os trabalhadores municipais, "com vista a implementar metodologias que melhorem o dia-a-dia na cidade, através de processos faseados e de cocriação".

Questões como o papel do design na criação de valor para os serviços do setor público foram abordadas no encontro, onde estiveram também em análise estudos desenvolvidos pelo LabX, Laboratório de Experimentação da Administração Pública, demonstrativos dos ganhos qualitativos para a inovação quando há lugar à intervenção multidisciplinar nos projetos.

O Porto Innovation Hub abriu recentemente instalações no Largo do Dr. Tito Fontes.