Turismo

Trabalhadores da Cultura e Património recebem "Formação + Próxima" em hospitalidade e acolhimento

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Depois dos agentes da Polícia Municipal, o programa “Formação + Próxima” já chegou aos trabalhadores dos equipamentos culturais municipais, assim como aos da Associação do Turismo do Porto e Norte (ATPN). Objetivo é prover os serviços de uma cada vez maior e melhor hospitalidade e acolhimento a quem visita a cidade.

A formação em Informação Turística Local e Hospitalidade e Acolhimento tem como objetivo dotar os trabalhadores de competências na área do saber receber e o seu contributo para uma experiência de qualidade dos turistas.

Além dos conteúdos abordados em contexto de sala de aula, iniciados na manhã desta terça-feira, e ministrados por uma guia intérprete da área do turismo, as sessões serão enriquecidas com visitas aos espaços municipais.

No início da sessão, a vereadora do Turismo e Internacionalização sublinhou como "a qualificação e capacitação dos recursos humanos é sempre uma aposta ganha, uma vez que saber bem receber é, indubitavelmente, um elemento diferenciador de qualquer destino, como é o caso do Porto".

"Uma cidade hospitaleira é, igualmente, uma cidade aberta e cosmopolita", acredita Catarina Santos Cunha.

Esta formação terá um total de 66 formandos, sendo 53 do universo municipal (Direção Municipal de Cultura e Património, Museu e Bibliotecas e Arquivo Histórico) e 13 da ATPN, todos eles elementos de proximidade com o turista e relevantes contributos para a imagem de um destino seguro e hospitaleiro.

Com estas ações, desenvolvidas em parceria com a Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, pretende-se impulsionar a qualificação e capacitação dos profissionais de diversas áreas, que estão relacionados com a atividade turística.

No ano passado, o "Formação + Próxima" capacitou cerca de duas centenas de trabalhadores da Polícia Municipal do Porto, nas áreas da informação turística local e do inglês.