Sociedade

Trabalhadores da Câmara do Porto partilham momentos de alegria e convívio

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

Dois anos depois, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (CCD Porto) voltou, hoje, a ser o ponto de encontro de mais de 1400 trabalhadores do universo municipal e empresas municipais. Um recorde nos convívios anuais dos funcionários da autarquia, realizados na altura das festas sanjoaninas.

Este ano, sob o lema “A Cidade que nos Une”, o programa contemplou diversas atividades, envolvendo os funcionários numa alegre confraternização, com o propósito de valorizar e reforçar o trabalho em equipa no Município. Muitos reencontraram-se numa pausa de trabalho e dois anos depois de ausência de convívios, entre desporto, team building, aulas de yoga, workshops e jogos tradicionais.

Vários serviços promoveram também workshops variados, desde os primeiros socorros e suporte básico de vida, da responsabilidade do Batalhão de Sapadores Bombeiros, ao de medidas de autoproteção face ao sol e ondas de calor, pelos serviços municipais de Proteção Civil, e de defesa pessoal, oferecido pela Polícia Municipal.

Houve espaço também para atividade paralelas – exposição de artesanato/trabalhos manuais elaborados pelos trabalhadores (medida incluída no programa de Conciliação), rastreios médicos e protetores solares, cuidados de beleza e bem-estar – e um momento musical. Pelo convívio passearam também alguns cães que se encontram no Centro de Recolha Oficial de Animais (CROA), numa ação de sensibilização para a adoção consciente e responsável.

“Agradeço-vos muito, em nome da cidade”

O presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, acompanhado do presidente da Assembleia Municipal, Sebastião Feyo de Azevedo, e dos vereadores do Executivo, marcou também presença no convívio, valorizando o trabalho desenvolvido pelos trabalhadores autárquicos. “A cidade reconhece na Câmara um enorme empenho, todos os dias, dos seus funcionários. Desde os jardins que estão cuidados, à limpeza, escolas, uma multiplicidade de ações”, frisou o autarca.

“Vocês estão no meu coração. Agradeço-vos muito, em nome da cidade, em nome deste Executivo, todo o vosso trabalho diário, aquilo que é o espírito de equipa que a Câmara mostra, através de vocês. Muito obrigado”, acrescentou Rui Moreira, agradecendo também o papel que o CCD Porto tem desempenhado junto dos colaboradores municipais.

A vereadora responsável pelo pelouro dos Recursos Humanos, Catarina Araújo, realçou o fato de, este ano, ter sido batido o recorde de participação. “É um bom sinal. São momentos muito importantes de convívio e até de trabalho [team building], que visam estimular a colaboração e interajuda entre os funcionários”, sublinhou, acrescentando: “Este ano, sob o lema de uma cidade que nos une e inspira a todos. Sem os nossos trabalhadores não conseguiríamos dar à cidade aquilo que damos. Esta é também uma oportunidade de lhes agradecer”.

Já para o presidente do CCD Porto, Gouveia Santos, “esta iniciativa prova qual a filosofia, a cultura, qual a forma de ver que o senhor presidente tem relativamente às relações com os funcionários da Câmara do Porto e com as pessoas em geral, situação única em termos autárquicos no país”.

“Todos aqueles que prestam serviços à causa pública e nesta autarquia devem saber reconhecer e valorizar isto. Temos perante nós um presidente como, porventura, esta autarquia nunca teve. Tem uma postura não de falar, mas de fazer”, afirmou Gouveia Santos.