Sociedade

Trabalhadores da Câmara do Porto organizam ceia de Natal para pessoas carenciadas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Um só Natal para todos”. Um jantar solidário para centenas de pessoas carenciadas da cidade. Uma ceia para relembrar os valores potenciados pela época. Assim foi mais uma iniciativa, a 20.ª, do Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (CCD Porto), esta terça-feira, no pavilhão D. António Francisco dos Santos.

À mesa sentaram-se pessoas em situação de sem-abrigo ou com carências socioeconómicas, assim como o Bispo do Porto, D. Manuel Linda, o presidente da Direção do CCD Porto, António Gouveia Santos, e os vereadores Fernando Paulo, Catarina Araújo e Pedro Baganha.

Após receção pelo anfitrião da iniciativa solidária, Gouveia Santos, o vereador da Coesão Social reforçou a mensagem de que “de volta a casa, depois do período de pandemia, comemoraremos como sempre. Em festa. Em festa de Natal e de portas abertas”.

“Estamos com gosto nesta ceia de Natal igual para todos”, sublinhou Fernando Paulo, “porque somos todos pessoas de carne e osso, pessoas de afetos e sentimentos, pessoas que querem ser felizes”.

Durante a refeição, preparada e servida pelos trabalhadores da Câmara do Porto, o vereador lembrou como “na nossa sociedade ainda há desigualdades a vários níveis”, cimentadas por “situações extremas de pobreza e exclusão”. Para Fernando Paulo, “ainda há níveis de privação inadmissíveis numa sociedade livre e democrática”.

No entanto, reconheceu o vereador, “há pessoas que sonham, trabalham todos os dias para ajudar a dar oportunidade, a dar dignidade, igualdade a quem precisa”. Para todos, Fernando Paulo deixou uma mensagem: de agradecimento a “quem se empenha em ajudar quem precisa” e de “esperança e estímulo para não desistir, colaborar e se deixar ajudar” a quem precisa do apoio da rede social do Porto.

“É muito gratificante fazer parte desta rede, com parceiros empenhados na construção de uma cidade mais inclusiva e solidária”, reforçou Fernando Paulo, antes dos votos de bom Natal e da partilha da ceia em conjunto.