Sociedade

Trabalhadores da Câmara do Porto oferecem 600 refeições a cidadãos carenciados

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_entrega_kit_CCD_06.jpg

Filipa Brito

Ainda não foi este ano que as centenas de refeições quentes puderam ser partilhadas à mesa, com direito a música e horas mais largas de atenção. Ainda assim, pelo 14.º ano consecutivo, o Centro Cultural e Desportivo dos Trabalhadores da Câmara do Porto (CCD Porto) cumpriu a tradição de oferecer a ceia de Natal a quem, na cidade, mais dela necessita.

Ao início da noite desta quarta-feira, o bacalhau, as batatas e as couves voltaram a ser entregues à porta das instalações do CCD Porto devido às restrições que a pandemia ainda impõe. Ao todo, 600 pessoas carenciadas receberam a consoada em “kits”, que incluíram também sandes, água e iogurte.

A iniciativa “Um só Natal para Todos” é possível graças a grupos beneméritos e a cerca de meia centena de voluntários, entre sócios do CCD Porto e funcionários municipais, que asseguram a confeção das refeições.

Nas palavras da vereadora da Câmara do Porto com o pelouro da Ação Social, Cristina Pimentel, ao JN, esta tradição “só dignifica o trabalho extraordinário do CCD Porto. Enche-nos de orgulho, ainda mais neste contexto de pandemia".

"Este é o 14.º ano consecutivo que levamos a cabo esta iniciativa. Sempre com o redobrado reconforto de se saber que estamos a fazer bem às pessoas. É a nossa responsabilidade social”, acrescentou o presidente do CCD Porto, Gouveia Santos, com a certeza de que “temos de ser o Porto solidário que nos caracteriza, sobretudo nesta época, em que há pessoas com muitas necessidades, que passam fome. As filas começaram ao fim da manhã e continuaram até ao fim do dia".

A par desta iniciativa dos trabalhadores, a Câmara do Porto mantém ativa uma rede de tês restaurantes solidários, na Batalha, na Baixa e no Centro de Acolhimento Temporário no Hospital Joaquim Urbano, que oferece, todos os dias, cerca de seis centenas de refeições a pessoas em situação de sem-abrigo.

No ano passado, foram servidas 150 mil refeições, sendo que o financiamento municipal para 2021 ascendeu aos 360 mil euros.