Sociedade

Torre dos Clérigos bate novo recorde com 1,3 milhões de visitantes

  • Notícia

    Notícia

#fib_Dia_Centros_Historicos_19.jpg

Filipa Brito

A Torre e Igreja dos Clérigos, conjunto arquitetónico classificado como Monumento Nacional, atingiu em 2018 a fasquia de um milhão e 300 mil visitantes, tornando-se assim um dos principais locais de visita em Portugal.

No seu site oficial, a Irmandade dos Clérigos, que gere o conjunto, afirma não estar surpreendida com este novo recorde, uma vez que "tem vindo a verificar que havia um número muito grande [de visitantes] a entrar na Igreja e que não ia à Torre dos Clérigos nem ao museu".

As portas da Igreja dos Clérigos têm sensores desde o dia 1 de janeiro deste ano, um mecanismo que veio permitir registar com exatidão o número de visitantes até ao dia de hoje, refere a comunicação.

A Torre dos Clérigos havia atingido um recorde de visitantes em 2017, com 665.785 entradas (80% de estrangeiros), mais 7% do que em 2016, um número explicado na altura com as entradas gratuitas no início da Quaresma e no Dia dos Namorados.

Até ao dia 30 de dezembro, é possível visitar a Torre dos Clérigos durante a noite (exceto a 24 e 25).

Nesta sexta-feira, a Igreja dos Clérigos acolhe um concerto coral natalício, pelas 19 horas, a cargo do coro Aeternus e com entrada livre. Mais tarde, pelas 21,30 horas, está marcada uma visita subordinada à temática "O mistério do Natal na iconografia dos Clérigos", orientada por Luís Casimiro e sujeita a inscrição.