Sociedade

Torre dos Clérigos assinala 250 anos da morte de Nasoni com convite à cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_vista_torre_clerigos.jpg

Filipa Brito

A Torre dos Clérigos assinala esta quarta-feira, 30 de agosto, os 250 anos da morte de Nicolau Nasoni com várias atividades, como uma caminhada, publicações e música.

A iniciativa é aberta ao público e começa com a caminhada “O Porto de Nasoni”, que “passará por locais simbólicos da relação do arquiteto com a cidade, nomeadamente o Paço Episcopal, a igreja da Misericórdia e a Rua Nicolau Nasoni.

A Igreja dos Clérigos acolherá o lançamento do guia “O Porto de Nasoni” de autoria de Joel Cleto e Sérgio Jacques. Dez anos após a primeira edição, o guia surge atualizado e dinamizado com novas fotografias. Após o lançamento do livro, e no interior da igreja dos Clérigos, realizar-se-á um Concerto de Metais pela Banda Sinfónica Portuguesa.

Com estas iniciativas a Torre dos Clérigos procura recordar e valorizar a memória do arquiteto italiano na cidade, cuja estética barroca deu origem a muitos monumentos, como são exemplo a torre e conjunto dos Clérigos, a fachada da igreja da Misericórdia, a Casa de Ramalde, a Quinta da Prelada, o Palácio do Freixo, ou apontamentos na igreja do Carmo.

Mais informações disponíveis aqui.