Sociedade

Torre dos Clérigos apresenta programação cultural da Semana Santa

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fjg_torre_clerigos.jpg

Jorge Garcia

A Semana Santa, como já vem sendo habitual nos últimos anos, representa para a cidade uma época do ano muito especial com a chegada de milhares de turistas, com destaque para os nacionais e estrangeiros, sobretudo espanhóis. A Irmandade dos Clérigos preparou assim várias atividades para usufruírem em família, entre as quais concertos, visitas noturnas e uma nova exposição.

No âmbito das atividades musicais, todos os dias vão realizar-se, ao meio-dia, concertos de órgão de tubos da Igreja dos Clérigos. Porém, estes concertos serão enriquecidos com o convidado especial, Henk van Twillert – um saxofonista holandês reconhecido internacionalmente e professor de saxofone na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo (ESMAE) do Porto, onde formou a Orquestra Portuguesa de Saxofones.

Para além disso, três concertos especiais e gratuitos vão incidir sobre o Tríduo Pascal: Quinta (Última Ceia), Sexta (Crucificação) e Sábado Santo (Sábado de Aleluia).

"Clérigos By Night"

A iniciativa "Clérigos by Night" também está de regresso, com as portas de um dos monumentos mais emblemáticos e históricos da Invicta a fecharem-se mais tarde. Todos os interessados poderão subir à Torre dos Clérigos, entre as 19 e as 23 horas, e vislumbrar uma magnífica paisagem da cidade ao pôr-do-sol.

Os bilhetes podem ser comprados no local ou através do site da Torre dos Clérigos. Crianças até aos dez anos têm entrada gratuita.

Estas subidas noturnas à Torre dos Clérigos são já uma tradição no Porto e contribui para a valorização cultural do Centro Histórico fora de horas: do alto dos seus mais de 75 metros de altura, é possível ter uma visão de 360 graus da cidade e identificar pontos mais distantes, como Vila Nova de Gaia ou o outro lado do rio Douro.

Spiritus e "Via Crucis"

Nas imediações da Torre dos Clérigos, a partir das 18 horas, há possibilidade de assistir ao espetáculo Spiritus – a arquitetura da Igreja dos Clérigos ganha vida com um magnífico espetáculo de videomapping, já vivido por mais de 150 mil pessoas.

Por fim, está patente, até dia 28 de abril, uma nova exposição temporária de autoria do escultor Helder de Carvalho, intitulada por "Via Crucis". Desperta para a contemplação das formas, a representação do rosto sofrido de Cristo e o movimento sacrificial do Seu corpo enquanto percorre a Via Sacra, remetendo todos os presentes para o caminho da espiritualidade.

O artista de 70 anos, licenciado em Artes Plásticas – Escultura, pela Faculdade de Belas-Artes do Porto, e mestre em "Art Craft and Design Education", pela Universidade do Surrey/Roehampton em Londres -, atua, principalmente, no âmbito da tridimensionalidade e é autor de diversificadas obras instaladas em espaço público, dispersas pelo país.