Sociedade

Torre do Relógio dos Paços do Concelho está a ser reabilitada

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O ponteiro das horas move-se ao mesmo ritmo, a posição e os ornamentos permanecem intactos, mas as marcas dos anos que passam tornam-se invisíveis à vista de todos. A "Torre do Relógio" do edifício dos Paços do Concelho está a ser alvo de intervenções de reabilitação parcial, pela empresa municipal Domus Social.

As intervenções pretendem resolver, concretamente, causas de dano, decorrentes da entrada livre das águas das chuvas e humidades, contribuindo para a durabilidade do edifício e tendo como premissa que as soluções sejam reversíveis, compatíveis e harmonizadas com as características pré-existentes do edifício.

Os trabalhos incidem sobre a área entre o piso 3 e o piso 7. Em vista está a reparação dos danos detetados e a melhoria da durabilidade do edifício, através da correção das causas de detrimento.

Neste e nos restantes pisos, a compatibilidade, a intervenção mínima e a reversibilidade são linhas orientadoras de trabalho. Preocupação que se reflete em operações como a conservação e reparação de pavimentos dos varandins, a reparação estrutural nos pontos mais deteriorados, o tratamento de zonas fissuradas e a reparação de caixilharias existentes. As intervenções contemplam ainda a pintura de paredes interiores e o desentupimento de pontos de descarga de águas pluviais.

Prevista a recuperação do relógio

Especificamente, no piso 2, está prevista a recuperação do relógio, através da colocação de mástique, raspagem de tinta na base da zona do óculo e aplicação de pintura antioxidante e anticorrosiva.

Simultaneamente, decorrem, no edifício dos Paços do Concelho, os trabalhos de remodelação das instalações sanitárias, também a cargo da Domus Social. Neste caso, os trabalhos de remodelação funcional iniciaram-se já no final do mês de janeiro, com o objetivo de reformular os espaços e reabilitar a rede de abastecimento de água. De forma concreta, estão a ser realizados trabalhos, como a substituição de equipamentos, revisão da instalação elétrica, substituição de tubagens e a reabilitação da rede de saneamento, adaptando-a para facilitar as operações de manutenção.

Prevê-se que os trabalhos na Torre do Relógio estejam concluídos no final de março, enquanto as intervenções nas instalações sanitárias irão decorrer até final do segundo trimestre deste ano.